VÍDEO: conheça a Valentina, pequena pomerodense que é apaixonada pelas realezas e pela Festa Pomerana
Sempre que encontra as realezas, Valentina, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), interage e fornece o seu carinho às realezas, desenvolvendo, desta forma, sua socialização
Valentina encontrou as realezas adultas e mirins da 39ª Festa Pomerana ao longo do evento. (Foto: Arquivo pessoal)
Quem passou pelos pavilhões da 39ª Festa Pomerana, certamente deve ter visto uma pequena pomerodense que não escondia sua animação ao encontrar as realezas do evento ou de outras festas típicas da região.
Valentina Antonella Raduenz, de apenas cinco anos, adora encontrar as realezas, seja qual for o evento. A menina, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem no contato com as rainhas e princesas uma forma prazerosa e divertida de socialização.
Os pais da menina, Rosália Danker e Eduardo Raduenz, revelam que a filha sempre adorou ver as realezas “Valentina sempre gostou, e é realmente uma alegria enorme pra ela estar com as realezas. Quando ela as vê, os olhos chegam a brilhar, a euforia toma conta e ela já parte pro abraço. É emocionante, lindo e mágico viver e ver isso. E as realezas adultas e mirins, cumpriram muito bem o seu papel, quando viam a Valentina já as esperavam de braços abertos e prontas pra escutar as histórias e perguntas que ela tinha a dizer. E tudo isso fez com que ela se sentisse bem à vontade. Esse fascínio pelas realezas ganhou mais força no ano passado no reinado da Kétlen Naiara e suas princesas e realezas mirins, na 38ª Festa Pomerana”, contam Rosália e Eduardo.
Valentina pôde estar na Festa Pomerana em todos os dias de evento. Para a mãe, foi uma experiência maravilhosa, pois a menina fez novas amizades, cantou, dançou a até participou da centopeia. Além disso, é claro, aproveitou para “tietar” as realezas, não só da Festa Pomerana, como de outros eventos. Cada encontro foi registrado em fotos e vídeos, para que as lembranças sejam guardadas por muito tempo.
“As fotos procuramos sempre fazer para registrar os momentos, porém a vontade e a procura por estar sempre conversando e interagindo com as realezas é do interesse dela desde sempre. Todos os momentos são especiais, dizer que um foi o mais especial é quase impossível. Mas sim, tivemos um momento marcante, no qual a 2ª princesa, Karolyne, presenteou a Valentina com uma corroa e disse ‘agora você também é uma princesa’ (veja no vídeo). Em todos os momentos as realezas se mostraram muito receptivas e carinhosas ainda mais quando contamos a história dela e os desafios que supera a cada dia. Valentina também teve bastante interação com os músicos Sandro e Wilson, integrantes de grupos folclóricos e com os integrantes do desfile. Ela também é apaixonada pela música e dança alemã”, destacam os pais.
Além de promover momentos de alegria para a menina, levar Valentina para ver as realezas também é uma forma de promover sua socialização, que, segundo os pais é importante para qualquer autista, pois promove o desenvolvimento, a desenvoltura e o aprimoramento da fala, bem como a interpretação dos fatos que acontecem ao seu redor. Inclusive, esta paixão já despertou em Valentina o sonho de ser uma realeza, no futuro.
“Todo o apoio dado a uma criança dará frutos no futuro, desde um abraço a uma palavra de incentivo. Sim, ela carrega e demonstra esse sonho dentro dela. E vamos seguir acreditando e incentivando o desenvolvimento dela, para que assim consiga realizá-lo”, finalizam.