Vídeo: Comercial de montadora de carros reúne Elis Regina e Maria Rita em vídeo. Descubra como a Inteligência Artificial funciona
Volkswagen completa 70 anos com campanha que traz a canção “Como nossos pais”, de Belchior, interpretada por Elis Regina e, em comercial, “recria” cantora com uso de inteligência artificial. Vem entender como funciona a tecnologia
Divulgação/Volkswagen
O comercial da Kombi 2023 arrancou suspiros e foi de arrepiar. A Volkswagem, em campanha que começou a ser veiculada hoje, 04 de julho, trouxe a icônica Elis Regina ao volante de um modelo antigo do automóvel cantando a música “Como nossos pais”, de Belchior. Ao seu lado, o comercial mostra sua filha, Maria Rita, em performance da mesma canção, mas a bordo da versão mais recente e elétrica da Kombi. Elis faleceu eu 1982, mas deixou sua marca eterna na música brasileira.
E quer saber como isso foi possível? Com o uso a inteligência artificial, em uma tecnologia deep fake, que utiliza uma grande base de dados para “recriar” a artista.
Na campanha de 70 anos da marca, a Volkswagem mostra, ainda, outros veículos que fizeram história, como o Fusca e o Gol. A divulgação do comercial foi efetuada em um evento em São Paulo.
Como funciona a tecnologia que deu vida ao comercial?
Desenvolvido pela agência AlmapBBDO e com uso da inteligência comercial (IA), foi necessário uma atriz dublê para dar corpo à artista. O rosto de Elis Regina foi inserido depois, utilizando o mesmo IA de deep fake.
De forma simples, a IA utiliza uma série de amostras de fotos e vídeos da cantora, com o intuito de identificar, com mais facilidade e clareza, os principais aspectos do rosto de Elis – da forma como a boca se move aos seus braços, por exemplo. Com isso, torna-se mais simples sua “recriação”.
Em seguida, é preciso ceder uma base a IA, para que possa estruturar a criação – neste caso, o rosto da dublê. Então, a inteligência artificial identifica os pontos da face da atriz para dispor a de Elis por cima.
A IA pode ser um risco?
A inteligência artificial permite criar muitas coisas, mas cuidado: esse tipo de ferramenta pode representar riscos se mal utilizada, principalmente a deep fakes, que já foi utilizada para criar, por exemplo, vídeos e declarações falsas de figuras públicas.
Mas vale ressaltar que é possível identificar uma imagem ou vídeo gerados por inteligência artificial, nem tudo é perfeito! Basta tomar cuidado e ter atenção. A tecnologia veio para ficar e vai movimentar muito a vida das pessoas.
Com informações: Portal Tech Tudo