VÍDEO: capivara é flagrada “curtindo” dia de praia em Santa Catarina
Animal foi flagrado entre banhistas durante o calor de 26 °C
Foto: Karina Graça Schussler/Arquivo Pessoal
Uma capivara chamou a atenção de banhistas ao ser flagrada tomando banho de mar na Praia do Calheiros, em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.
O registro foi feito pela personal trainer Karina Graça Schussler, que gravou o animal se refrescando entre turistas na tarde de sábado, 06 de dezembro, durante um dia de calor que chegou a 26 °C no município conhecido por suas águas calmas e cristalinas.
O vídeo viralizou rapidamente nas redes sociais. Apesar da cena inusitada, especialistas reforçam que é preciso manter distância e evitar qualquer tipo de interação.
De acordo com o biólogo Christian Raboch, em entrevista concedida ao G1 SC em 2024, a capivara — cujo nome científico é Hydrochoerus hydrochaeris — é o maior roedor do mundo e possui grande habilidade na água, sendo comum em áreas próximas a rios costeiros e ambientes úmidos.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
“Elas se reproduzem muito e, em ambiente urbano, elas não têm um predador natural, que antigamente tinha, que é o caso de onça-pintada e onça-parda. Então ela se reproduz muito e muitas capivaras, em ambiente urbano, algumas vezes acabam entrando em casas, em empresas, e acabam se perdendo”, explicou Raboch ao G1 SC.
O especialista ressalta que, embora o animal não seja agressivo por natureza, pode reagir caso se sinta acuado ou no caso de fêmeas que estejam protegendo filhotes. Outro alerta importante é o risco de carrapatos, mais frequentes na primavera e no verão.
Raboch destacou ainda que as capivaras são protegidas por lei. “Caso ela entre em uma casa ou local do qual não consiga sair, é necessário acionar um órgão ambiental ou entidade responsável para realizar o resgate adequado”, orientou.
A recomendação dos especialistas é clara: apreciar a cena à distância e nunca tentar tocar ou alimentar o animal.
Ver essa foto no Instagram