VÍDEO: avião da Delta capota ao pousar durante nevasca no Canadá
Nevasca e ventos fortes podem ter contribuído para o acidente

Foto: Divulgação/X
Na segunda-feira, 17 de fevereiro, um avião da Delta Air Lines capotou e pousou de ponta-cabeça no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, Canadá. A aeronave, que partiu de Minneapolis (EUA) com destino a Toronto, enfrentou condições climáticas adversas durante a aterrissagem, em meio a uma forte nevasca.
De acordo com o jornal Toronto Sun, 17 passageiros ficaram feridos, sendo que três deles precisaram ser hospitalizados. No total, havia 80 pessoas a bordo, das quais 22 são cidadãos canadenses.
Especialistas afirmam que incidentes como esse são raros, mas não desconhecidos na aviação. A tempestade de neve e os ventos fortes podem ter contribuído para a perda de controle da aeronave no momento da aterrissagem. Em entrevista à revista Newsweek, Scott Hamilton, especialista em aviação, destacou que fatores como condições climáticas, velocidade de aproximação, desempenho do freio e funcionamento dos propulsores podem ter influenciado o acidente.
“Já observamos casos de decolagens em que aviões acabaram invertidos, mas isso é extremamente raro”, afirmou John Cox, CEO da empresa de consultoria em segurança da aviação Safety Operating Systems.
Apesar do impacto, a aeronave não explodiu, mas sofreu danos significativos nas asas e no trem de pouso. Uma gravação da comunicação entre o piloto e a torre de controle revelou que a aterrissagem foi autorizada por volta das 14h10min. Os pilotos foram alertados sobre possíveis “solavancos” devido às condições meteorológicas, mas não houve mais comunicação com a torre após a confirmação do pouso.
Veja o vídeo abaixo:
Vídeo: Reproduçaõ/X