VÍDEO: avião com mais de 60 passageiros cai no Cazaquistão
Até o início da manhã desta quarta-feira (25), 32 pessoas haviam sobrevivido, e outras 29 estavam internadas, conforme a Associated Press
![VÍDEO: avião com mais de 60 passageiros cai no Cazaquistão](https://www.jornaldepomerode.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Queda-de-aviao.jpg)
Foto: Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão
Na madrugada desta quarta-feira, 25 de dezembro, um avião da Azerbaijan Airlines, com 67 pessoas a bordo, caiu nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão. A informação foi confirmada por agências de notícias russas, com base em dados fornecidos pelo Ministério de Emergências do Cazaquistão, e reportada pela Reuters.
A aeronave, fabricada pela Embraer, caiu enquanto realizava o voo J2-8243, que havia partido de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grózni, na Rússia. A bordo estavam 62 passageiros e 5 membros da tripulação, que incluíam cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, conforme informações da agência russa Interfax.
De acordo com a Reuters, até o início da manhã desta quarta-feira, 32 pessoas haviam sobrevivido ao acidente, e outras 29 estavam internadas, conforme a Associated Press. O número exato de vítimas fatais ainda não foi confirmado, mas a AP estimou que mais de 30 pessoas morreram, enquanto a Al Jazeera informou que quatro óbitos haviam sido confirmados.
A aeronave, um modelo Embraer 190, foi forçada a realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km de Aktau. O regulador de aviação da Rússia comunicou que o piloto teria tomado a decisão de fazer o pouso de emergência após uma colisão com um pássaro. A autoridade afirmou, via Telegram, “Preliminarmente: após uma colisão com pássaros, devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo – Aktau foi escolhido”.
A queda ocorreu pouco depois de ataques aéreos com drones no sul da Rússia, e, curiosamente, o aeroporto russo mais próximo à rota do voo foi fechado na manhã desta quarta-feira. O governo do Cazaquistão informou que uma comissão foi formada para investigar o incidente e que a colaboração com o Azerbaijão na apuração será estreita. Também foi anunciado que membros da comissão foram enviados para o local para garantir apoio às famílias das vítimas e feridos.
Os sobreviventes foram vistos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta após o impacto. Um vídeo do acidente mostrou o avião em chamas antes de atingir o solo. O Ministério de Emergências do Cazaquistão afirmou que o fogo foi controlado pelos bombeiros e que os sobreviventes foram transportados para um hospital local.
A Embraer, fabricante do avião, expressou pesar pela tragédia e afirmou que está prestando apoio às autoridades competentes. Leia a nota na íntegra:
“Estamos profundamente tristes com a ocorrência de hoje, próximo a Aktau, no Cazaquistão. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido. Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes.”
Um vídeo registrou o momento da queda. Confira:
Vídeo: Redes Sociais