VÍDEO: adolescente desaparecida em Joinville é encontrada em casa abandonada de BC
Menina de 16 anos foi localizada em condições precárias de saúde e higiene, sem água e comida

Foto: PCSC/Divulgação
Na terça-feira (18), uma adolescente, de 16 anos, que havia desaparecido em Joinville, no Norte catarinense, foi encontrada em uma casa abandonada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC.
De acordo com a Polícia Civil, a adolescente é natural de Campo Largo e estava visitando familiares em Joinville.
Lavínia Alionço Cardoso, saiu de casa no último sábado (15), para ir à igreja e não retornou. O desaparecimento ocorreu por volta das 11h30min, no bairro Profibo. O local fica a quase 100 quilômetros de distância de onde ela foi encontrada, em Balneário Camboriú.
Segundo as investigações conduzidas pela Polícia Civil, Lavínia foi encontrada em condições precárias de saúde e higiene, sem água e comida por pelo menos dois dias.
Dessa forma, a adolescente foi encaminhada a um hospital, onde recebe atendimento médico e suporte de assistência social.
A Polícia Civil de Santa Catarina continua investigando o caso para entender as circunstâncias do desaparecimento. Entre as hipóteses, está a indução à fuga, automutilação e suicídio por meio de redes de jogo on-line, conforme os artigos 122 e 248 do Código Penal.
Vídeo: PCSC/Divulgação
Primeiro caso divulgado por meio do Amber Alert Brasil
Este foi o primeiro caso de desaparecimento em que o Amber Alert Brasil foi acionado pela Polícia Civil de Santa Catarina. Ele é um programa da META aderido pela PCSC e que emite alertas contendo informações de criança ou adolescente desaparecida e/ou em situação iminente de lesão corporal grave ou morte, há, no máximo, 72 horas.
O Amber Alert Brasil emite avisos por meio das redes sociais Instagram e Facebook para as pessoas com perfis nessas redes num raio aproximado de 160 km de distância do local onde foi vista a criança ou adolescente pela última vez.
Para ter acesso ao serviço, os casos são avaliados pelo diretor de Inteligência da PCSC, o qual verificando que os requisitos foram cumpridos encaminhará um ofício para o Ministério da Justiça solicitando a sua inclusão junto à META.