- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Pomerlamm Fest ao vivo
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
VÍDEO: 3º cão com mais operações na Polícia Civil se despede da força
K9 participou de mais de 250 operações em seus primeiros dois anos da força
VÍDEO: 3º cão com mais operações na Polícia Civil se despede da força - Reprodução/Polícia Civil
O K9, cão que ocupa o terceiro lugar de mais operações na Polícia Civil Estadual, recebeu uma despedida emocionante nesta quarta-feira, 4 de março. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Palhoça, juntamente com a oficialização da inauguração do Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Palhoça.
O cão começou iniciou sua trajetória contra o combate ao crime em 2021, ao lado do agente Fernando Guimarães Neto. Nos dois primeiros anos de força, K9 já havia participado em mais de 250 operações e se destacava na identificação de drogas e produtos ilícitos.
Em 2023, o dócil animal passou a fazer parte do NOC da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, na qual montou uma parceria de longa data com o agente José Luis Oliveira da Fontoura. Depois de cerca de 5 anos à serviço da Polícia Civil, K9 vai passar a viver uma vida tranquila com a família Morosini Frazzon.
Núcleo de Operações com Cães
Com a inauguração da nova NOC em Palhoça, SC agora conta com 13 núcleos ao redor de todo o estado, que são geridos pela Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC).
Apenas em 2025, o COPC participou de 900 operações, o maior número desde a fundação do órgão. Atualmente, a polícia civil tem 23 cães aptos para a detecção de armas e drogas.