Mundo

VÍDEO: 18 pessoas morrem após avião cair e explodir no Nepal

Entre as vítimas estavam dois tripulantes e 17 técnicos, que estavam à caminho de Pokhara para realizar reparos em outra aeronave

24 de julho de 2024

Foto: X/Divulgação

Um trágico acidente ocorreu nesta quarta-feira (24), em Katmandu, no Nepal, onde um avião da Saurya Airlines, um Bombardier CRJ-200 com capacidade para 50 pessoas, caiu e pegou fogo logo após tentar decolar do aeroporto.

O acidente resultou na morte de 18 pessoas, todas elas funcionárias da companhia aérea. Entre as vítimas estavam dois tripulantes e 17 técnicos, que estavam à caminho de Pokhara para realizar reparos em outra aeronave. Um dos engenheiros era de nacionalidade iemenita, enquanto os demais eram nepaleses.

O comandante do avião foi resgatado com vida, embora seu estado de saúde não tenha sido divulgado até o momento. Imagens do local mostram bombeiros tentando apagar o fogo e uma densa fumaça negra se espalhando. Vídeos também registraram o momento em que a aeronave, logo após decolar, inclinou-se perigosamente para a direita antes de cair.

Equipes de resgate estão atualmente vasculhando os destroços carbonizados da aeronave, que estão espalhados na área do acidente. Diante da emergência, o aeroporto de Katmandu foi temporariamente fechado.

O Nepal enfrenta críticas por seu histórico de segurança aérea, com quase 350 fatalidades em acidentes de avião e helicóptero desde o ano 2000. O país registrou seu pior acidente em 1992, quando um Airbus da Pakistan International Airlines colidiu contra uma encosta ao se aproximar de Katmandu, resultando na morte de 167 pessoas.

Em um incidente recente, em janeiro de 2023, 72 pessoas morreram em um acidente envolvendo a companhia aérea Yeti, atribuído posteriormente a um erro de desligamento de energia pelos pilotos.

Localizado no Vale de Katmandu, o principal aeroporto do país é cercado por montanhas que influenciam significativamente nas condições de vento, tornando decolagens e pousos um desafio constante para os pilotos.

Veja o momento da queda do avião:

Notícias relacionadas