Especiais

Viagem inusitada: hipopótamo de Pomerode chega em novo lar, no Zoo de Salvador

Animal foi encaminhado até a Bahia para acasalar com uma fêmea e, posteriormente, gerar lindos filhotes

16 de setembro de 2024

Foto: Zoo Pomerode/Divulgação

Nos últimos dias, um transporte diferente e inusitado foi realizado de Santa Catarina até a Bahia: um hipopótamo macho, que estava no Zoológico de Pomerode, foi transferido para Salvador.

Segundo informações divulgadas pelo Bioparque Zoo Pomerode, o animal foi encaminhado até a Bahia para acasalar com uma fêmea e, posteriormente, gerar lindos filhotes.

A viagem até Salvador iniciou no dia 13 de setembro, e finalizou nesta segunda-feira, 16 de setembro, conforme o cronograma previsto pelos profissionais.

O hipopótamo foi transportado em uma caixa. Segundo os profissionais, não é necessário que ele viaje submerso em água. O essencial é realizar paradas a cada 01h30min a 2h para molhar o animal, garantindo sua hidratação, tanto ao oferecer água para beber quanto ao umedecer sua pele.

Além disso, o tempo de viagem não é um problema, desde que o intervalo para as paradas seja respeitado.

Foto: Zoo Pomerode/Divulgação

O Bioparque Zoo Pomerode explicou que o hipopótamo permanecerá em Salvador, por questões genéticas. Caso contrário, ele poderia cruzar com as próprias filhas que estão em Pomerode, o que não contribuiria de forma alguma para a conservação da espécie, mas muito pelo contrário, seria prejudicial.

O animal já estava separado do grupo de fêmeas há vários anos, até que os profissionais encontrassem um local adequado para ele.

Segundo o Zoo, não será necessário construir um segundo recinto para hipopótamos na área de expansão, o que representa uma grande economia. Pois seguindo o novo conceito de zoológicos, a construção de um novo recinto custaria milhões de reais.

Dessa forma, o Bioparque Zoo Pomerode precisará construir um recinto apenas para as três fêmeas que estão hoje no local, as quais viverão mais de 50 anos.

Notícias relacionadas