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Viaduto no Badenfurt: esperança de dias melhores

Motoristas que passam diariamente pelo trecho falam sobre expectativa com a obra

19 de outubro de 2023

Foto: Divulgação / DNIT

Muitos moradores de Pomerode e da região do bairro Badenfurt, em Blumenau, estão vivendo um momento que parecia apenas um sonho distante, há alguns anos.

As obras de duplicação da BR-470, no chamado lote 3, estão avançando e, inclusive, uma das estruturas mais aguardadas do projeto está saindo do papel: o viaduto onde hoje existe o trevo do Badenfurt.

Franciele Wollick é moradora de Pomerode Fundos e, todos os dias, faz o percurso de sua residência até a cidade de Blumenau, no bairro Vila Nova, onde trabalha. Segundo Franciele, por sair de casa às 5h30min, leva cerca de 45 minutos no percurso de ida, pois ainda consegue pegar um fluxo menor de veículos naquela região. No entanto, na volta, leva em média de uma hora a 1h10min para chegar em casa, pois saí do trabalho às 18h, horário de pico.

Para Franciele o trevo do Badenfurt é, sem dúvidas, o trecho mais complicado. “Antes de iniciarem as obras já era um trajeto complicado, porque sempre tem muito trânsito e motoristas que não respeitam as sinalizações. Agora com o início das obras piorou muito, pois além de ter má sinalização, tem muitos buracos, onde é necessário andar devagar e tomar o máximo de cuidado. Por diversas vezes eu presenciei veículos que não enxergaram os buracos no trevo e ficaram presos, sem conseguir sair, tendo que pedir auxílio para população”, comenta.

No entanto, mesmo com os transtornos naturais causados pelas obras, Franciele afirma estar esperançosa e ansiosa pelo término das obras, pois acredita que irá melhorar, e muito, o seu percurso diário. “Espero que se torne um percurso mais rápido, otimizando o tempo de quem ali transita. E que se torne uma via mais segura, diminuindo os acidentes que ali acontecem. O viaduto além de trazer mais agilidade no trajeto também irá trazer mais segurança a quem passa por ali diariamente”, frisa.

Franciele Wollick passa pelo trecho todos os dias. (Foto: Raphael Carrasco / JP)

 

Ela também acrescenta que a questão pode melhorar, inclusive, o bem-estar de quem precisa passar pelo local, já que a tendência é a diminuição do estresse.

“As pessoas passam a maior parte do tempo na estrada, se deslocando ao trabalho e atividades diárias, o que faz com que o dia se torne mais estressante. Por experiência própria posso dizer que quando ocorrem intercorrências no trânsito, filas, vias más sinalizadas, vias em péssimo estado, as atividades de rotina se tornam um aborrecimento. Por isso, muitas pessoas de Pomerode acabam não se deslocando à Blumenau pelas intercorrências, muitas vezes até utilizam o ônibus para não enfrentar esses contratempos no dia a dia. Por esse motivo, ter vias de boas condições, vias sinalizadas e vias que otimizam o tempo de trajeto fazem total diferença no decorrer do dia das pessoas, fazendo com que uma viajem se torne algo agradável e não um aborrecimento”, enaltece Franciele.

 

No trajeto inverso, as mesmas dificuldades

Quem faz o trajeto inverso, vir de Blumenau para Pomerode para trabalhar, sofre as mesmas dificuldades. Silvia Reiter Camilotti reside no bairro Badenfurt, próximo à antiga Cia. Hemmer, e precisa ir diariamente até o centro de Pomerode, onde trabalha. Por isso, deve passar pelo trevo do Badenfurt e cruzar a BR-470, tanto na ida como na volta.

Silvia comenta que leva cerca de 25 minutos para ir e para voltar, mas sempre podendo se estender um pouco dependendo do volume de veículos, principalmente quando precisa cruzar a rodovia federal.

Este momento, inclusive, para ela é o mais difícil. “Quando vou para Pomerode prefiro uma rota alternativa, por isso utilizo a rua Teodoro Nuss, para evitar o fluxo de veículos que chegam ao cruzamento pelo Complexo do Badenfurt. Na volta, passo pelo trevo mesmo. Espero que o trânsito realmente fique melhor e mais organizado, evitando que o movimento local interfira na BR e vice-versa. Da mesma forma, para mim, que apenas preciso cruzar a BR, deve facilitar muito, pois não terei mais de fazer isso. O trânsito da 470 deverá ter mais fluidez, sem interferências de cruzamentos como esse do acesso a Pomerode”, destaca.

Como moradora da região do Badenfurt, ver a obra acontecendo é motivo de alívio, mas também, segundo Silvia, exige mais atenção, devido aos trabalhos no local.

Silvia atravessa o trevo todos os dias, de Blumenau para Pomerode. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

 

“É uma obra que nós, moradores da região, já aguardávamos há muito tempo. Eu sinceramente não acreditava que sairia das promessas, pois era um lote da duplicação com muitos problemas que dificultaram o início e o andamento da obra, como desapropriações e indenizações. Por enquanto, é preciso muita atenção, pois manter a circulação de veículos e a construção acontecendo simultaneamente é bastante complexo. Há trechos um pouco ruins, principalmente no cruzamento, mas é por uma boa causa. Pedestres e ciclistas também devem ter cuidado, pois acabam circulando em meio a veículos e muito próximos às obras”, coloca.

A obra de duplicação

O DNIT iniciou no mês de abril as obras para construção do novo viaduto no trevo do Badenfurt, no km 57,4 da rodovia federal, em Blumenau.

Com o início dos trabalhos, o trânsito foi desviado para vias marginais para permitir a execução dos serviços na parte central. A autarquia começou a realizar as fundações, operações necessárias para edificação dos pilares que vão sustentar o novo viaduto.

O início dos trabalhos ocorre após Revisão do Projeto em Fase de Obra (RPFO) do lote 3 da obra de duplicação da BR-470. A revisão alterou o projeto original do viaduto e atendeu pedidos da comunidade de Blumenau e da prefeitura do município. O novo projeto prevê dois viadutos (um em cada sentido) com 162 metros de comprimento, cada um com duas faixas de rolamento, mais acostamento.

A obra também prevê passagem para pedestres e ciclistas. O valor estimado para construção de toda a Obra de Arte Especial (OAE) no local é de aproximadamente R$ 25 milhões.

E o trânsito, como ficará? Sobre o viaduto ficará o trânsito da BR-470/SC, enquanto na parte inferior haverá uma rótula central para direcionar o trânsito à SC-421, para acesso a Pomerode, e em direção à rua Henrique Weise, em Blumenau.

O novo projeto incluiu dois retornos, em ambos os sentidos, para minimizar o trânsito sobre a futura rótula. Com a mudança, o viaduto será sustentado em pilares de concreto, e não mais em terra armada, o que reduz a necessidade de obras de contenção.

Ainda, de acordo com o DNIT, a previsão é de que a obra fique pronta ainda neste ano.

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