Comunidade

União de forças: moradores da Rua Vale do Selke realizam, de forma voluntária, a concretagem de trecho da via

Prefeitura disponibilizou o concreto e as máquinas, enquanto os moradores disponibilizaram sua mão-de-obra para a execução do trabalho

19 de março de 2024

Foto: Divulgação

No início deste mês de março, os moradores da Rua Vale do Selke Pequeno, a partir das proximidades do número 3.000, tiveram motivos de sobra para se orgulharem. Isso porque, de forma voluntária, a comunidade local realizou os trabalhos de concretagem da via, por um trecho de cerca de 400 metros.

A Prefeitura Municipal disponibilizou o material para a concretagem, bem como o maquinário, enquanto os moradores se colocaram à disposição como mão-de-obra. Segundo a Prefeitura, foram utilizados 527m³ de concreto, com um investimento de quase R$ 550 mil, nos trabalhos.

Segundo os moradores, a concretagem do trecho era um pedido já realizado pela comunidade há algum tempo, devido às dificuldades enfrentadas para quem precisava subir a rua, após vários dias de tempo seco.

A comunidade teve duas reuniões iniciais com o Prefeito Ércio Kriek, sendo a primeira no dia 27 de abril de 2023 e a segunda no dia 16 de fevereiro deste ano, nas quais foi decidido que os moradores receberiam o material e o maquinário e realizariam o trabalho.

As obras foram iniciadas no dia 04 de março e seguiram até o dia 09. Nestes seis dias de trabalho, cerca de 20 moradores da Rua Vale do Selke Pequeno estiveram empenhados nos trabalhos, atuando desde o início da manhã até o fim da tarde para que a concretagem fosse realizada.

Por dia, cerca de 10 moradores sempre estavam empenhados no serviço, além de três pedreiros e dois ajudantes, pagos pela comunidade, que também custeou a alimentação, com a compra de marmitas. Mesmo em dias de chuva, o trabalho não parava, por isso a rapidez no término da obra.

Os moradores que realizaram os serviços foram Jorge, Edson, Janiel, André, Marcelo, Marilene, Antônio, Carlos, Rubens, Rodrigo, Rafaela, Eugênio, Gilson, Nivaldo, Edson, Werner, Silvio, Alexandre, Jurgen e João.

O primeiro a ser citado é Jorge Sinhuri, de 66 anos, que esteve presente em todos os dias de trabalho, mesmo sendo o mais velho entre os voluntários. Apesar de residir há cerca de três anos na localidade, não poupou esforços para que o serviço fosse realizado.

Foto: Divulgação

 

“Eu era acostumado a fazer trabalhos assim, a fazer o que era necessário e sempre gostei de trabalhar. E a motivação maior era ver as coisas serem feitas, porque meu filho, por exemplo, assim como outros moradores, subiam e desciam a rua várias vezes por dia e sofriam muito quando havia muitos dias de tempo seco, por causa do cascalho solto, e havia muita poeira. Além disso, alguns moradores criaram pousadas na região, mas alguns hóspedes não conseguiam chegar até o local e desistiam. Por isso todos resolveram ajudar para fazer a obra, que ficou maravilhosa”, disse Jorge.

A comunidade da Rua Vale do Selke Pequeno agradeceu à Prefeitura Municipal pela parceria, em especial também ao Secretário Zauri Martins do Nascimento, pelo auxílio no contato com a Prefeitura.

Agora nosso próximo objetivo dos moradores é que o poder público realize o alargamento da via após o término da concretagem, para que seja mais seguro para a passagem de carros. Segundo a comunidade, foi uma garantia do poder público, de que será realizado este novo trabalho.

Notícias relacionadas