Cultura

Uma Osterfest completamente diferente

Tradicional evento em Pomerode será contemplativo em 2021

11 de março de 2021

Consagrada como maior festa de Páscoa da América Latina, a Osterfest (“Festa de Páscoa”, em alemão) se reinventa em sua 13ª edição para o cenário de pandemia.

Antes famosa pela maior árvore e maior ovo de Páscoa do mundo, que cercavam atrações reunidas no Centro Cultural do município e atraíam milhares de pessoas, nesta edição se transforma em um roteiro contemplativo, espalhado pela cidade.

A Associação Visite Pomerode, entidade organizadora do evento, convidou artistas de diferentes origens e tradições para pintar ovos gigantes, de quase 3 metros de altura, que estarão espalhados pela cidade, em uma grande “caça aos ovos”.

 

Intitulada Eier Parede (“Desfile dos Ovos”, em alemão), oferece uma oportunidade de comemorar a data e se divertir, com a segurança que o momento exige.

São 11 ovos distribuídos em um raio de aproximadamente 5 quilômetros, complementados por conteúdo interativo de realidade aumentada. Os ovos foram pintados por artistas do Vale Europeu, como Guido Heuer e Silvana Pujol, ou por artistas convidados por consulados de países convidados, como Áustria, Bélgica e Itália.

Para o presidente da entidade, Manfredo Goede, a atração tem um papel além do turismo: “A Páscoa significa renascença, esperança de tempos melhores. E todos precisamos disso, mais do que nunca. O visitante poderá se divertir sem se expor: sempre em locais abertos e sem concentração de pessoas. Além disso, a cidade mantém a tradicional decoração de Páscoa, e os estabelecimentos e artesãos preparam sempre algo diferente para a data.”

 

O ovo que representa a Rússia e Japão

Criado pela artista catarinense Thuany Kolbach, já participou de algumas paradas como a Elephant Parade Floripa, Jaguar Parade, quis mostrar a celebração da cultura Russa com as bonecas matrioskas que contam a história da maternidade, do amor. A artista homenageou as crianças que ainda vão nascer, pois Páscoa é tempo de renascimento.

A artista  plástica Vitoria Azuma  usou para decorar o voo na temática japonesa elementos como o Tori, um templo japonês, o Sakurá, que representa a beleza e transição da visa com folhas caindo, o Tsuru , que é um grande símbolo japonês e que representa fortuna, sorte,

 

As belezas da Itália e Áustria

Os países da Itália e Áustria estão na Eier Parade através de um convite que Avip fez e a parceria prontamente foi aceita pelos devidos consulados. A artista Debora Daros mostrou as belezas das Itália nas pinturas no ovo, ela foi convidada pelo Consulado Geral da Itália (sede em Curitiba), coordenado pela correspondente Consular honorária Norma Maria da Rui.

Já o através do cônsul honorário da Áustria de Blumenau Mauro Kirsten, veio o artista e arquiteto Jean Tomedi que retratou pontos históricos e turísticos da Áustria na pintura do ovo que representa o país europeu, mostrando que a arte e cultura são elo de amizade também. 

 

Memórias da Infância

Imagens da infância e de Pomerode assim a professora de artes Mara Rubia Maas Hopf retratou sua pintura no ovo da Eier Parade, são galos, galinhas, são memorias marcantes que ela diz ter até hoje, com colorido alegre como ela vê Pomerode. Vale conhecer esta obra e todos com que tem emoções e nos traços.

 

O enxaimel  

Este ovo da Eier Parade retratado pela artista pomerodense Jeruza Raduenz, é inspirado nas nossas paisagens e casas enxaimel que contou com ajuda da sua ex-aluna Nicole Schroeder. Foi todo um trabalho minucioso que iniciou com trabalho de campo com foto, tela e depois desenhado no ovo.

 

Flores e cores

Margareth Soethe é artista pomerodense que explorou as cores e flores, símbolos da pascoa. Todos artistas se dedicaram e aceitaram este desafio por ser uma obra em tamanho diferente e grande do normal, também lembrando que todos o fizeram de forma espontânea. Margareth escolheu o lírio que tem uma simbologia coma Pascoa e ficou realçada no fundo da obra onde o verde representa o verde dos gramados.

 

Silvana Pujol

Ovo pintado pela artista pomerodense Silvana Pujol, já é conhecida e famosa por sua pintura em ovos. Foi ela quem fez a arte do nosso primeiro ovo gigante, aquele de 15 metros que está no Guiness Book.

 

Cultura Belga

A Cultura da Bélgica está na Eier Parade através da parceria com a Associação Ilha Belga de Ilhota, o pais é conhecido pelos cartuns, e trouxe o cartunista Aldo dos Anjos para explorar a ideia no ovo da Eier Parade. E foram além buscaram junto aos detentores da marca dos Smurfs na Bélgica autorização para pintarem um cartoon dos personagens.

 

Cristais

O trabalho secular dos cristais esta no ovo criado pela artista Alba Horvath de Lima, que optou por representar as flores e jardins da cidade por meio dos cristais, resultado minucioso, diferente entre os ovos

 

Mais Destaques

Para compor e representar os artistas catarinenses convidamos o artista Guido Heuer que se juntou a Eier Parade e criou uma obra única.

 

Onde encontrar os Ovos

Ovo da Artista Aldo Maes dos Anjos (Associação Ilha Belga / Bélgica) – Barachetta  Rua presidente Costa e Silva 415, Bairro Testo Rega 

Ovo do Artista Guido Heuer – Loja Olho Embutidos Rua Paulo Zimmermann 90, Centro

Ovo da artista Margareth Soethe – Currywurst Restaurante Rua Testo Alto 2065, Rota Enxaimel

Ovo da artista Mara Maas Hopf- Nugali, Rua Testo Alto 4848, Rota Enxaimel

Ovo da artista Alba Horvath de Lima – Ristorante Funiculi Funicula, Rua Hermann Weege 243, Centro 

Ovo da artista Jerusa Raduenz – Kyly, Rua 15 de Novembro 3215.

Ovo da Debora Daros (Consulado Itália) – Ein Prosit Rua 15 de novembro 327, Centro

Ovo da artista Silvana Pujol  – Museu do automóvel, Rua Hermann Weege 160 , Centro     

Ovo da artista Vitoria Azuma (Japão) – Armazém Schornstein, Rua Hermann Weege 544, Centro

Ovo do artista Thuany Kollbach (Rússia) – Fakini, Rua 15 de Novembro 1800

Ovo da artista Débora Daros (Consulado Geral da Itália) – Ein Prosit, Rua 15 de novembro 327, Centro

Ovo do artista Jean Ricardo Tomedi (Consulado Áustria) – Restaurante Wunderwald, Rua 15 de novembro 8444, Testo Central 

Notícias relacionadas