Uma joia do futebol que veio do Vale do Itajaí
Emanuel Benjamin, nascido em Blumenau, conquista a Eurocopa Sub 17 pela Itália, e foi eleito o melhor lateral do continente, na categoria
Fotos: Getty Images / Arquivo pessoal
Um jovem talento nascido no Vale do Itajaí está conquistando o mundo, jogando futebol na Europa. Emanuel Benjamin de Santana Balbinot é ítalo-brasileiro e representou a Itália na Eurocopa Sub 17, sagrando-se campeão com a Azzurri, após uma vitória sobre Portugal, por 3 a 0.
Emanuel atua na posição de lateral-direito e também é atleta da base do Real Madrid, o maior campeão da Europa, com 15 títulos de Champions League.
Nascido em Blumenau, onde foi o início do seu caminho no esporte, Emanuel começou a praticar futebol em uma escolinha da cidade, evoluindo e subindo de nível ano a ano.
“Sempre quisemos que, se o Emanuel praticasse algum esporte, fosse por vontade própria. Eu jogava futebol de salão e ele me via jogar aos fins de semana com amigos, então ele começou a se interessar e a focar no futebol”, conta a família do jogador.
O talento, somado ao empenho do menino em cada treino, começou a render frutos, fazendo com que Emanuel disputasse várias competições de alto nível no Brasil, vencendo algumas delas, e assim chamasse a atenção de equipes europeias.
“Viemos para a Espanha para que o Emanuel fizesse um teste e assim tentarmos a possibilidade de ele ser aceito em um time espanhol. Ele logo se adaptou bem e passou por times como Ad Complutense, Rayo Vallecas e Getafe, até chegar ao Real Madrid”, revelam os familiares.
Como Emanuel começou a se destacar no futebol, se tornando um dos melhores laterais direitos na Europa em sua categoria, surgiu a oportunidade de atuar pela Seleção Italiana e, assim, a família buscou a naturalização. “Foi simples, pois meus pais são descendentes de italianos, meus avós eram descendentes também e meus bisavós vieram da Itália. Já tinha o passaporte italiano, bem como toda a minha família, antes de irmos morar fora do país, então foi bem tranquilo”, afirmam.
Hoje, a rotina da família se divide entre os três filhos, Emanuel e seus irmãos mais novos, que também já são atletas de futebol e atuam pelo Atlético de Madrid.
“Nossa rotina se resume a futebol, além da escola. Então há os estudos, treinos, jogos. Como pais, nos dividimos para acompanhar os filhos e, com isso, também nos dividimos entre trabalho e a rotina dos meninos. Graças a Deus está dando tudo certo”, ponderam.
A Eurocopa e a titularidade na Azzurri
A família de Emanuel comenta que a Eurocopa Sub 17 foi um campeonato difícil, de altíssimo nível, mas que também foi uma grande experiência para o jovem jogador.
“O nível da Eurocopa Sub 17 foi muito alto e, desde a primeira convocatória, passando pela primeira partida pela Itália, pela prévia da Euro até a competição europeia, Emanuel foi titular da Seleção Italiana. Para ele foi uma grande experiência, com nível muito alto, e os meninos tinham um treinador muito bom, Massimiliano Favo, muito experiente, que ensinou muito a eles. Graças a toda a equipe e o bom trabalho realizado, eles chegaram ao título”.
Esta foi a 1ª vez que a Itália conquista a Eurocopa Sub 17 neste formato adotado pela competição.
Os próximos passos da trajetória no futebol
Segundo a família do jogador, o momento agora é de descanso e utilizado para desfrutar a conquista com a Seleção Italiana. A carreira do jogador ítalo-brasileiro ainda será definida e acertada, também em conversas com o Real Madrid.
Mesmo assim, Emanuel tem alguns sonhos bem claros para sua carreira profissional e o foco e o trabalho duro no dia a dia serão os caminhos para realizá-los.
“Ele quer atingir um nível máximo no futebol mundial, seu sonho é ser o melhor lateral do mundo. Para um futuro próximo, seu desejo é conseguir espaço no Real Madrid, disputar as principais competições e ele está trabalhando para isso. Os primeiros passos já estão sendo dados, já que Emanuel foi eleito o melhor lateral da Europa na sua categoria, então ele está no caminho. É só seguir em frente, com foco, trabalho, humildade, que as coisas irão acontecer”, finalizam os familiares.