Especiais

Uma história de 25 anos, entre sabores e tradições

Cleonice Hersing completou 25 anos de história, no Restaurante Wunderwald, como cozinheira

16 de dezembro de 2023

Cleonice Hersing completou 25 anos de história, no Restaurante Wunderwald, como cozinheira. (Foto: Raphael Carrasco / JP)

Em uma cidade que exala a cultura alemã, o Restaurante Wunderwald é uma verdadeira referência em gastronomia germânica.

O estabelecimento, que fica em Testo Central, é conhecido por sua culinária típica alemã, oferecendo aos clientes pratos tradicionais que são uma verdadeira celebração de sabores.

Mas, por trás dos deliciosos pratos, há uma história de amor à cozinha que tem 25 anos de dedicação. Cleonice Hersing é uma das responsáveis por dar sabor aos pratos que são carros chefes do restaurante, há cerca de duas décadas e meia atuando na profissão.

Tudo começou em setembro de 1998, quando Cleonice foi contratada para ser auxiliar de limpeza no antigo restaurante de Mazico e Darli, em Pomerode Fundos.

Em novembro, a família abriu o Restaurante Wunderwald. Com o passar dos anos, Cleonice foi auxiliar e sub-chefe de cozinha. A paixão pela gastronomia fez com que a cozinheira procurasse agregar mais conhecimento pela área. Com isso, ela iniciou um curso para se especializar ainda mais no setor gastronômico, assumindo, por volta de 2000, a responsabilidade da cozinha do Wunderwald.

Seu carinho e paixão pela culinária alemã são evidentes em cada prato que ela prepara. Uma das especialidades do Restaurante Wunderwald é o famoso “joelho de porco à pururuca”, que, segundo Cleonice, é um dos pratos mais gratificantes de se preparar.

“Amo a complexidade de sabores e a precisão que a culinária alemã exige. O Joelho de Porco é um prato que reflete a riqueza da nossa cultura e tradição”, compartilha Cleonice.

Além do Joelho de Porco, Cleonice também é famosa por outras iguarias típicas, como por exemplo, o Marreco, um prato que requer habilidade e paciência. Ela revela que a preparação dessas receitas alemãs é um verdadeiro ritual, e que a combinação de sabores e texturas é algo que a fascina até hoje.

“Estar à frente da cozinha é ter muito amor pelo que fazemos. Faço por esta casa, como se fossa a minha. Tenho muito amor por esse ambiente e principalmente pelos pratos típicos que fazemos em nosso restaurante. E, quando há o reconhecimento sobre o nosso cardápio, é algo muito gratificante e orgulhoso. A gente sente que está cumprindo todos os desafios que a vida coloca para nós”, conta a cozinheira.

E, para celebrar o aniversário de casa, Cleonice foi presenteada com uma viagem, com diversos passeios inclusos, na região de Maceió, Alagoas. Ela também aproveitou para agradecer ao presente especial.

“Eu só tenho a agradecer ao Mazico e a dona Darli por esse maravilhoso presente. Será, com certeza, uma viagem mais do que inesquecível, que com certeza, ficará para sempre em minha memória!”

Hoje, além de Cleonice, a equipe do Restaurante Wunderwald conta com mais quatro pessoas, na cozinha. O estabelecimento, que também completa 25 anos, no mês de novembro, se consolidou como uma das referências em culinária típica alemã, na região do Vale do Itajaí e de toda Santa Catarina.

O reconhecimento pode ser comprovado após várias visitas ilustres que o restaurante já recebeu, nestes anos de existência. O goleiro do Corinthians, Cássio, a dupla César Menotti e Fabiano, ministros e outras lideranças políticas, já degustaram os pratos da casa.

 

Agradecimento especial

Darli Bernardino, proprietária do restaurante, juntamente com Mazico, escreveu um agradecimento especial à cozinheira e também aos 25 anos do estabelecimento, da cidade. Confira o texto, na íntegra!

“Foi um desafio durante esses 25 anos. Mas de cada desafio, crescemos e comemoramos muitas vitórias. O mais importante é o prazer de ver nossos clientes satisfeitos com a qualidade dos alimentos que servimos e os serviços que prestamos. Cada elogio dos nossos clientes é a certeza de que estamos no caminho certo. Recebemos turistas e visitantes de todo o Brasil e também do exterior. Receber elogios, como por exemplo, ‘que nosso Eisbein e o nosso Sagu de Vinho, entre outros, é o melhor que já comeram’, é um exemplo de reconhecimento que nos inspira para melhorar nosso serviço a cada dia. Pelo Wunderwald já passaram visitas ilustres, muitos turistas e visitantes da região, bem como, Pomerodenses e muitos empresários, mas recebemos todos de forma muito especial, para que sua passagem pelo Wunderwald fosse uma experiência única e que tenham vontade de voltar e indicar para parentes e amigos.

É preciso agradecer, em especial, aos nossos valorosos colaboradores, , como a Cleonice, com 25 anos de trabalho, e muitos outros que há muito tempo nos acompanharam nesta trajetória de sucesso. E também a nossos fornecedores que acreditaram na nossa proposta de trabalho”.

Notícias relacionadas