Comunidade

Uma grande ação, idealizada por pequenos cidadãos

Crianças do Peal realizam ação em prol da Aninha

26 de fevereiro de 2022

Foto: Divulgação

Ensinar a importância de estender a mão ao próximo. Este é um dos objetivos do Programa Espaço Alternativo de Pomerode (Peal), por meio da leitura do livro Surpresas para Hoje. Em uma destas leituras, no ano passado, foi abordado o tema “pequenos gestos mudam o mundo”, no qual foram contadas histórias de crianças que “mudaram o mundo” por meio de pequenas ações.

Durante a abordagem deste tema, a professora Beatriz Krueger lembrou de um vídeo de Luciana Kreutzfeld, sobre a filha, Aninha, portadora da síndrome de Williams, e compartilhou a história da menina com as crianças. “Elas logo lembraram da Aninha que a algum tempo atrás estudava com elas na escola Olavo Bilac. Resolveram fazer algo, pensaram um pouco e decidiram colocar um cofrinho na Peal para juntar dinheiro e ajudar a Aninha”, conta a professora.

Assim, as crianças começaram a trazer suas moedas, algumas trouxeram a “mesada” e colocavam em um cofrinho. A ideia era fazer a arrecadação durante um mês e depois iriam abrir, contar e entregar para a Aninha. De acordo com Beatriz, alguns pais também contribuíram com valores, pois as crianças compartilharam em casa o que decidiram fazer para ajudar a Ana. Outros pais passaram a compartilhar a postagem da família nas redes sociais para que mais pessoas pudessem ajudar. As crianças também escreveram uma carta para a família explicando porque estavam ajudando eles e que a Ana era muito especial.

“As crianças amavam contribuir. Algumas deixaram de comprar lanche na escola, como pão de queijo, para colocar o dinheiro no cofrinho e ajudar a Aninha. Além do valor arrecadado, recebemos uma cesta básica para doar para a família. O maior ensinamento é aprender a dividir o pouco que temos com quem precisa. Quando aprendemos a enxergar e ajudar o próximo ‘nossos pequenos gestos ajudam a mudar o mundo’”, enaltece Beatriz.

 

Foto: Divulgação

Para a mãe da Aninha, Luciana, a ação das crianças trouxe muita emoção.

“Eu me lembro que, quando a professora Beatriz nos procurou e falou sobre a ação, estávamos no meio da arrecadação para compra de alguns aparelhos e do colchão para a Aninha, então foi muito importante”, conta.
A professora Beatriz, acompanhada de uma das crianças e de uma representante dos pais, foi pessoalmente à casa da família entregar o dinheiro e uma carta, feita pelas crianças para a Aninha, que está passando por cuidados paliativos desde dezembro. Luciana destaca que a emoção pela lembrança, por parte das crianças, foi muito grande.

“Foi algo muito bonito, pois eu sempre acredito que temos que começar pelas crianças, e fomentar nelas e ideia de que ser diferente é normal. Em um mundo que nós vivemos e se fala tanto em fake news, é muito importante este acesso a pessoas e informações reais. Quando a professora me procurou, eu chorei muito, porque foi algo muito importante, naquele momento, pelo valor do que eles fizeram, de terem lembrado da Aninha, mesmo praticamente dois anos longe da escola, foi um carinho na alma, nossa e da Aninha, como uma mensagem de ‘continuem lutando’ e me deu muita força”, ressalta.

Notícias relacionadas