Esporte

Um talento lançado fora

O maior aliado de um atleta em ascensão é o apoio que ele recebe. Afinal, a estrela brilha, mas sem incentivo ela não chega ao topo.

1 de junho de 2015

O maior aliado de um atleta em ascensão é o apoio que ele recebe. Afinal, a estrela brilha, mas sem incentivo ela não chega ao topo. Por conta disso, uma das maiores estrelas do esporte pomerodense não faz mais parte do nosso time de atletas. O nome, conhecido por todos, é Lilian Meurer Seibert, que, este ano, representará a cidade de Blumenau nos Jogos Abertos e está treinando no Estado de São Paulo.
Conforme já publicado anteriormente pelo Jornal de Pomerode, a atleta contou que sua saída se deu devido à demora na resposta da parceria que lhe seria concedida para este ano, além do fato de não poder parar de treinar durante o período das negociações, fato este que estava ocorrendo. Em contrapartida, o presidente da Funpeel, Célio Schlingmann, informou que a entidade não mais poderia auxiliar a atleta da maneira que estava ocorrendo, através de verbas municipais, mas que foi, pessoalmente, atrás de patrocínio para ela. Essa foi a proposta que fizemos e que foi aceita. Com isso, a Funpeel se responsabilizou pela criação de um projeto, com duração até as Olimpíadas, em que ela seria patrocinada por uma empresa da cidade e representaria nosso município nos Jogos Abertos e demais competições, explica.
O Projeto, finalizado pela entidade, foi apresentado para a empresa e aceito. No entanto, de acordo com Célio, a atleta estava indo treinar em São Paulo e, também, acabou fechando um acordo com a Fundação Municipal de Desportos de Blumenau para competir pelo município nos Jogos Abertos, em 2013.
De acordo com Lilian, o acordo fechado com a BM&F Bovespa, de São Caetano do Sul, já foi efetuado em janeiro. Eu, pessoalmente, junto com o meu técnico, Dilnei Marcelino, fechei esse acordo. Sendo assim, os custos de passagem e hospedagem estão sendo por minha conta, explica. A decisão de representar Blumenau ocorreu após um contato da Fundação, que lhe ofereceu uma proposta melhor da oferecida pela Funpeel. De maneira alguma eu optei por Blumenau por ter algo contra a empresa patrocinadora em Pomerode, mas, conversando com meu técnico, decidimos que seria melhor escolher Blumenau. A decisão não foi só minha, eu tive bastante influência do meu técnico, até então, sobre algumas situações, enaltece Lilian.
Ainda para a atleta, o que mais pesou na decisão foi a questão financeira. Estou vivendo disso agora e isso pesa muito. Além, é claro, de deixar meu filho e minha família aí para treinar em São Paulo, mas tudo isso era necessário, explica.
Lilian receberá um auxílio financeiro mensal, além de equipamentos novos, fundamentais para seus treinos. Contamos ainda com a parceria do SESI, que oferecerá o espaço necessário para seu condicionamento físico e treinamento, conta Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau.
Para Sérgio, contar com a atleta no elenco blumenauense é um privilégio. Conhecíamos o currículo da Lilian e já acompanhávamos seu desempenho nas últimas edições dos Jogos Abertos e de outras competições expressivas. Tê-la fazendo parte de nosso time é um privilégio. Quando ficamos sabendo que ela estava sem apoio para representar Pomerode, aproveitamos a oportunidade para que ela passasse a representar nossa cidade.
A atleta, que já está em São Paulo, conta que está recebendo salário e estrutura para treinar. Estou me mantendo com dinheiro que ganho, atualmente. Com isso, recebo de São Caetano do Sul e de Blumenau, além do fato de que vou participar de competições onde a premiação será feita em dinheiro. O convite foi feito há três anos, mas decidi vir para cá só agora. E vim pelo crescimento profissional e financeiro, explica.
Sabendo que atletas de alto rendimento são observados por outros municípios, Célio explica que sabia que outras propostas poderiam ser dadas à atleta. A Lilian é uma excelente atleta e sabemos que seus resultados nas últimas competições chama a atenção de todos. No entanto, não teríamos como custeá-la sem prejudicar os nossos atletas de base e, por isso, o patrocínio de uma empresa privada, esclarece.
A situação, comum em muitos municípios, é compreendida por Galdino, mas, em muitos casos, não tem o mesmo entendimento por parte dos atletas. Por ter sido atleta, sou conhecedor da realidade daqueles que vivem do esporte e fazem dele a sua profissão. A falta de recursos apresentada pelas administrações não é compreensível, num primeiro momento, por aqueles que levam o nome de uma cidade, de um estado ou até mesmo de um país, para os quatro cantos do mundo.
Para este ano, a Funpeel irá priorizar o treinamento dos jovens destaques pomerodenses, além de ter contratado um técnico do município. Em janeiro, todos os técnicos foram demitidos para serem readmitidos em fevereiro, mas o Dilnei não foi recontratado porque demos preferência para o Odair, que é pomerodense e, talvez, por causa disso, a Lilian também tenha preferido seguir os novos passos do seu antigo técnico. A decisão de manter nossos projetos e atletas de base é com o intuito de treiná-los para que possam chegar ao patamar da Lilian um dia também, explica Célio.
Mesmo com a saída do nome de destaque no atletismo, a modalidade não ficará desassistida, garante o presidente da Funpeel. É claro que perder a Lilian é também perder destaque para o município, mas temos a Solange e também o Zanatta, que ainda treinam pelo município, e também se destacam em suas modalidades, conta.
O desempenho excepcional da quarta melhor do Brasil no Lançamento de Dardo poderá estar presente nas Olimpíadas de 2016, mesmo que não esteja mais representando Pomerode. No entanto, o crescimento da atleta é o que importa para a instituição. A Lilian não está mais representando Pomerode em competições, mas sempre carregará a cidade em seu desenvolvimento. Acredito que ela tenha que correr atrás das melhores propostas e Pomerode vai lutar para conseguir treinar e obter novos destaques para o município, mas agora, infelizmente, a atleta não carregará mais o nome da cidade em seu uniforme. No entanto, sempre estaremos torcendo por ela, finaliza Célio.
A escolha, independente do motivo, tem apenas um reflexo: a atleta que mais brilhou por Pomerode, não representa mais o município e, com isso, também não levará mais o nome de nossa cidade a conhecimento nacional e internacional. Ou seja, uma perda sem estimativa de valor.

Notícias relacionadas