Esporte

Um reencontro consigo

Diversas sensações teve Rodrigo Dias, ao participar da Ultra Trail Extreme Winter, Corrida de Aventura realizada em Rio dos Cedros.

30 de junho de 2019

Participar, pela primeira vez, de uma competição, é algo muito gratificante. Principalmente, quando a parte esportiva se junta com a necessidade de um reencontro pessoal e da reaproximação com de Deus. Pois foram essas sensações que Rodrigo Dias teve ao participar da Ultra Trail Extreme Winter, uma Corrida de Aventura realizada no último dia 15 de junho, na cidade de Rio dos Cedros.

Dias correu os 50K e obteve o 4º lugar, com o tempo de 06:16’50”, na categoria 40 a 49 anos. “Tem horas que precisamos nos desafiar, para não desanimar, por isso, usei essa prova de forma incentivadora e inspiradora. Usei a energia que rege todo o Universo para buscar forças de superação, enfrentando obstáculos e suplantando as dificuldades”.

 

Foto: Divulgação

O atleta ressalta essa questão, pois o percurso de 50 quilômetros estava muito além da sua rotina de treinos e provas que vinha participando. “Até então e há muito tempo atrás, no meus 18 para 19 anos, meu máximo em corridas tinha sido os 42K de uma Maratona. Mas a paixão pelas trilhas e montanhas sempre estiveram presentes no meu estilo de vida, então, uni o útil ao agradável e parti para o desafio de corpo e alma, sem medo, sem olhar pra trás, buscando o que me era necessário. Quebrei o paradigma de que não somos capazes. Nós somos e muito, basta querermos. Confirmei que sim, a vida pode muito bem começar aos 40, 50, 60 anos, ou quando bem decidirmos e, simplesmente, não colocarmos barreiras”, comenta.

Durante uma prova dessa magnitude, as provações sempre se apresentam, e não foi diferente para Dias. “Durante a minha preparação, tive grande dificuldade em conciliar as necessidades familiares com a rotina de treinos, pois somos muito unidos. Mas desta vez, não foi possível, pois as exigências para cumprir a planilha eram muito rigorosas. Durante a prova, o maior medo veio no quilômetro 41, quando a primeira cãibra me alcançou. A partir daí, foi uma luta constante entre corpo e mente. O foco, a fé e a força de vontade bloquearam qualquer possibilidade de desistência, eu só precisava aprender a lidar com aquela situação. E em meio a longas estradas, que pareciam vazias, percebi que era exatamente o que precisava, estar comigo mesmo a cada passo, para observar cada erro e buscar os acertos. Já o momento crucial foi a linha de chegada, que findou, com glória, o desafio mais importante da minha vida”.

 

O foco, a fé e a força de vontade bloquearam qualquer possibilidade de desistência, eu só precisava aprender a lidar com aquela situação. E em meio a longas estradas, que pareciam vazias, percebi que era exatamente o que precisava, estar comigo mesmo a cada passo, para observar cada erro e buscar os acertos.

 

Além disso, o fato de a prova ter sido realizada em Rio dos Cedros, com suas paisagens bucólicas, fez toda a diferença e aliviou todo e qualquer tipo de sofrimento. “A integração com a natureza, dessa região única, me faz perguntar: eu corri mesmo por seis horas? Parece que a ‘ficha não caiu’, pois, a cada quilômetro, nos deparávamos com imagens dignas de belos quadros. A organização também está de parabéns, pela escolha do percurso. Os rios, a travessia de barco, o trajeto com lama, foi exatamente como o imaginado, e eu, como estreante, só tenho a elogiar tudo e a todos”.

 

Uma experiência para toda a vida

Rodrigo Dias é um “velho conhecido” nas provas de corrida, tanto que, só no ano passado, ele obteve primeiro lugar nos 10K de São Bento do Sul, em sua faixa etária; o terceiro lugar, em Rio do Sul nos 5K; terceiro lugar pomerodense, nos 6K da Meia Maratona de Pomerode; além de ter ficado, também com o bronze, este ano, na categoria Elite da Imperium/RM Adventure Race. Mas nenhuma dessas provas o deixou tão marcado como a de Rio dos Cedros.

“Levarei a Ultra Trail Extreme Winter para toda a minha vida, como uma experiência de agradecimento absoluto, por tudo o que tenho e que sou. Erros e acertos fazem parte do aprendizado, mas é necessário o pedido de perdão a si próprio para, então, nos desculparmos com os magoados. Um desafio como esse é capaz de nos fazer enxergar tanta coisa que acontece corriqueiramente, sem que recebam o devido valor”.

Além disso, a presença daqueles que mais ama e que acreditaram na superação de Dias, o fortaleceu para que cumprisse todo o objetivo. Por isso, o sentimento de gratidão não poderia ser diferente. “Não posso, de forma alguma, passar por essa experiência sem exaltar o amor, o carinho e a dedicação de minha família que, mesmo sofrendo um pouco com a minha ausência, me apoiou incrivelmente. Aproximando-me dos quilômetros finais, pude visualizá-los, onde foi impossível conter as lágrimas. Minha esposa sabia que jamais desistiria de completar meu objetivo e, lá de longe, escutei sua voz de incentivo, o que entrou, nos meus ouvidos, como alívio imediato de todas as dores que eu sentia no momento”.

 

Foto: Divulgação

Dias também agradece àqueles que sempre o incentivaram, como Fábio Costa, Sarah de Lima, os professores Rodrigo Reis e Bruno Mello, além do patrocínio da Treme Terra. “Todos os atletas e amigos que minha mente alcança, levei comigo neste desafio. Pretendo participar de outros, mas sem que eles se tornem frequentes, pois o meu objetivo foi de provar a superação em busca de forças. Recomendo a todos que busquem grandes ou pequenos desafios pra suas vidas, faça, busque, mova-se, pois a vitória não tem tamanho, ela te trará gratidão”, finaliza o atleta.

Notícias relacionadas