Esporte

Um projeto promissor, que já rende frutos: conheça o Union Volleyball Pomerode

Union Volleyball Pomerode, que representa a cidade em competições, nasceu do espírito competitivo de um grupo de amigos

9 de agosto de 2023

Diretoria do Union: Juliano, Xanda, Cheila e Anderson. (Foto: Divulgação)

Desde 2021, um nome vem ganhando espaço dentro do Voleibol pomerodense. Trata-se do Union Volleyball Pomerode, que surgiu de uma patota, onde o espírito de competição falou mais alto.

“Naquele mesmo ano, resolvemos jogar um torneio misto, que eu nem participei. Depois o Anderson (Checato, vice-presidente do time) tentou continuar com os treinos, mas acabou não ‘vingando’. Após um tempo, nós nos inscrevemos em outro torneio, e a partir daí, eu meio que assumi a função de técnico. Com isso, a liderança do projeto veio naturalmente”, conta o presidente, Juliano Bernadino.

Segundo ele, não houve muita adesão no início, pois tratava-se de um grupo de amigos querendo competir em torneios pequenos de finais de semana. Até que, um dia, tudo isso mudou, pela influência de pessoas muito especiais para ele.

“Meus filhos Cauã e Gabriel começaram a jogar e se apaixonaram pelo Vôlei de quadra. E graças à dedicação do nosso vice-presidente, nos inscrevemos na Liga Metropolitana da Foz do Itajaí (Limfi) de 2022. Esse foi o passo fundamental para a ‘virada de chave’”.

E a competição deixou boas marcas e um grande legado para a equipe. “Apesar de sentirmos que poderíamos ter feito um pouco mais, participar da Limfi foi incrível. Entramos como os ‘azarões’, pelo pouco tempo de formação e terminamos na quinta colocação. Tivemos uma equipe muito reduzida, com várias baixas durante a competição, mas a dedicação dos atletas foi essencial para terminarmos com a cabeça erguida e orgulhosos pelo que entregamos em quadra”, ressalta Bernadino.

Neste processo, o apoio da família foi fundamental. “Primeiro, pelos meus filhos, como citei anteriormente, e com a Xanda, minha esposa, que é uma pessoa que se dedica incrivelmente em tudo que faz e tem uma capacidade de organização sem igual, o que é indispensável para o Union. E ainda tem a nossa filha caçula, a Maria Eduarda, que também é apaixonada pelo esporte e nos ajuda muito, em todos os eventos e jogos”.

Outro grande passo do Union Volleyball Pomerode ocorreu também no ano passado, com a criação do time feminino.

“Desde o início, houve muita adesão e o desempenho do time, na Limfi, tem nos enchido de orgulho. As meninas possuem uma dedicação incrível, tanto nos treinos, quanto nas competições. É realmente empolgante assisti-las jogando, numa constante evolução, graças ao trabalho do técnico Jefferson”, frisa o presidente.

Para o futuro, o projeto tem planos ambiciosos. “Fechamos uma parceria com a Secretaria de Eventos, Esporte e Lazer, para representarmos o município no Jogos Abertos de Santa Catarina, nos dois naipes, o que pra nós, é a realização de um sonho. Isso mostra o quanto amamos Pomerode e temos muito orgulho vestir suas cores. Mas sonhamos ainda mais alto. Para o ano que vem, cogitamos participar do Campeonato Estadual, além de buscarmos, cada vez mais, competições de alto nível”.

E gratidão é o sentimento que traduz o momento. “Eu tenho muito a agradecer! A todos os atletas que fazem ou já fizeram parte do Union. Sem o empenho e a dedicação deles, seria impossível chegar onde já chegamos. Aos apoiadores, que tornam possível manter o projeto, à diretoria e à Prefeitura de Pomerode, que através do secretário Zauri Martins do Nascimento, este ano, tem nos apoiado muito. Convido a todos que queiram ajudar o projeto, que entrem em contato conosco através de nossas Redes Sociais”, finaliza.

Notícias relacionadas