Um Mundial com toque germânico
Na tarde de quarta-feira, dia 11/04, a primeira delegação alemã desembarcou em solo pomerodense.
No que depender da organização, tudo estará pronto. Só falta combinar com São Pedro, para que o tempo colabore e o 4º Mundial de Punhobol Veteranos Interclubes 2012 seja um sucesso completo.
No total, serão 42 equipes, de 25 clubes, de seis países da América do Sul, Europa, Brasil, Argentina, Chile, Alemanha, Suíça e Áustria, que brilharão com suas equipes na competição. Ao total, mais de 400 atletas e dirigentes estarão em nossa cidade nos dias do evento.
De 12 a 15 de abril, a comissão organizadora preparou noites temáticas para receber os turistas. O objetivo é mostrar um pouco mais da cultura pomerodense, catarinense e brasileira aos visitantes.
A programação inicia no dia 12/04, quinta-feira, com a “Noite Catarinense”, cujo jantar especial trará aos turistas todas as iguarias de nosso Estado. Logo após, haverá uma apresentação com a dupla pomerodense Sandro e Wilson.
Na sexta-feira, dia 13/04, acontece o Cerimonial de Abertura, às 20h, no qual os participantes também poderão curtir a “Noite Brasileira”. Haverá jantar especial, trazendo os principais pratos da culinária do Brasil, além da apresentação da Escola de Samba do Grupo Especial de Florianópolis, Protegidos da Princesa. Às 22h, acontece o Show Nacional com Gabriel e Banda (Sertanejo Universitário).
No dia seguinte, é a vez da “Noite Alemã”, com toda a especialidade pomerodense. No cardápio, haverá muita comida germânica, culminando com apresentação cultural do Grupo Folclórico Alpino Germânico (Pomerode) e com o show do Alpen Musikanten, de Blumenau.
No dia 15/04, domingo, a culinária sulista entra em cena, na “Noite Gaúcha”, com jantar especial e, para fechar o Mundial com chave de ouro, nova apresentação da dupla pomerodense Sandro e Wilson.
O evento ainda contará com um evento paralelo, que visa mostrar um pouco das belezas naturais de nossa cidade e região. Trata-se da 11ª Exposição de Orquídeas de Pomerode. O evento acontecerá de 12 a 15 de abril, no Pavilhão de Eventos e a entrada será gratuita. A promoção é do Círculo de Orquidófilos de Pomerode.
As partidas
A programação esportiva inicia no dia 13/04, sexta-feira. O Estádio do Floresta recebe os primeiros jogos a partir das 9h30min, nas categorias acima de 35 e 45 anos masculino. O término está previsto para às 17h30min. Já o Faustball Sport Center (Parque de Eventos) vai receber as categorias acima de 55 anos masculino e 30 anos feminino, também a partir das 9h30min.
No dia seguinte, 14/04, os jogos iniciam às 9h. O Estádio do Floresta continua com as categorias acima de 35 e 45 anos masculino. No Faustball Sport Center (Parque de Eventos), os confrontos começam às 9h30min, nas categorias acima de 55 anos masculino e 30 anos feminino.
No domingo, dia 15/04, serão disputadas as partidas decisivas de todas as categorias, no Estádio do Floresta. As partidas iniciam às 9h30min e a previsão de término será às 17h30min. O Cerimonial de Premiação será às 18h. Ao total, serão 168 partidas disputadas.
Estrutura
Durante toda a semana, os campos, que estão com um gramado impecável, receberam marcações e pinturas. Além disso, toda a estrutura envolvendo o evento esportivo foi montada, para que os atletas e dirigentes possam ter todo o conforto e comodidade possível.
A maioria das delegações já desembarcou em solo catarinense e puderam sentir um pouco do calor humano de nosso povo. Já no aeroporto, os atletas e demais visitantes foram recepcionados por integrantes da comissão organizadora, que deram as boas vindas a todos.
Para Fred Zibell, presidente da comissão organizadora, o Mundial ficará na história. “O esforço por parte de todos que fazem parte do projeto é imenso. Queremos dar aos atletas e seus familiares, o maior conforto e hospitalidade possíveis, tudo para que se sintam em ‘casa’ durante a competição. Além disso, o Mundial vai trazer um pouco das tradições pomerodenses, catarinenses e brasileiras. A nossa cultura é muito diversificada e será bastante explorada, para que os visitantes tenham boas lembranças deste evento.”
Conforme o prefeito municipal, Paulo Maurício Pizzolatti, este é um momento que ficará na história do município. “A importância de trazer eventos desta magnitude é fundamental para o desenvolvimento do turismo de negócios no município. Pomerode tem a tradição de realizar grandes eventos esportivos e desta vez, não será diferente. O mundial será muito bem organizado”, enfatizou.
A organização do evento está a cargo da Associação Pomerodense de Punhobol, em parceria com a Internacional Fistball Association e apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode e do Governo do Estado de Santa Catarina.
Para conferir mais fotos, CLIQUE AQUI.