Próxima Parada com Tati Hansen

Um local que conta a história de uma bebida que tem a cara da região: a cerveja

Repaginado, Museu da Cerveja fica localizado no coração de Blumenau e conta com interatividade e muita curiosidade

15 de setembro de 2023

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

No primeiro Próxima Parada, no mês de junho, visitamos a Trilha da Natureza, em Pomerode, mostrando as belezas naturais e cachoeiras lindas que ficam localizadas em Testo Alto.

Nesta edição, saímos de Pomerode em direção à cidade vizinha Blumenau para conhecer um atrativo que conta a história de uma das bebidas que possui um significado importante não só para os blumenauenses, como para a região do Vale do Itajaí. É claro que estamos falando da Cerveja.

Nossa equipe foi até o Museu da Cerveja, que fica localizado na Rua XV de Novembro, bem no coração de Blumenau. O Museu foi reaberto no ano passado e passou por uma reformulação total, incluindo novos ambientes, ampliação do espaço e, é claro, proporcionar uma experiência de visitação imersiva e interativa aos visitantes.

O objetivo principal do museu é preservar, documentar e divulgar a história da cerveja e sua importância na formação da identidade cultural de Blumenau.

A cidade tem uma história intrínseca com a cerveja, remontando ao século XIX, quando os primeiros colonos alemães chegaram à região e trouxeram consigo a tradição cervejeira. Desde então, a bebida tem se desenvolvido e se tornou uma parte vital da cultura local, principalmente após a criação da Oktoberfest, no ano de 1983, quando a cidade criou o evento após uma grande enchente, há 40 anos.

Ao entrar no Museu da Cerveja de Blumenau, os visitantes são levados a uma jornada fascinante através da história da cerveja, desde sua origem até os dias atuais. O museu abriga uma vasta coleção de objetos históricos relacionados à produção de cerveja, como ferramentas, equipamentos, rótulos antigos e garrafas que documentam o processo de fabricação ao longo dos anos.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Os visitantes têm a oportunidade de participar de visitas guiadas, onde os guias do local compartilham conhecimentos sobre a história da cerveja, a cultura cervejeira de Blumenau e a evolução das técnicas de produção.

Para uma experiência ainda mais envolvente, o museu oferece algumas atividades interativas, como a reprodução de vídeos, fotografias e até mesmo uma imersão para se sentir dentro de uma Oktoberfest, dando para aqueles que nunca visitaram a festa tradicional da cidade, um gostinho de como ela é. E, por falar em “gostinho”, também é possível dar uma degustada em cervejas especiais, produzidas pela Cervejaria Blumenau durante o passeio, para dar aquele brinde à experiência durante a visitação.

De acordo com Vilmar Zanetti, sócio-proprietário do Museu da Cerveja de Blumenau, o local também possui a sua história, antes mesmo da reforma. Agora, com mais atrativos, a ideia é resgatar a história da bebida sem deixar de lado a interatividade ao público.

“Era uma área menor, então fizemos uma ampliação do local, mais salas para que o passeio seja interativo para todos os públicos. A ideia é resgatar a história da cerveja, contar os processos, mostrar um pouco sobre o impacto que a bebida tem em nossa região. E depois, a visita termina no deck, em frente ao Rio Itajaí-Açú, onde tudo começou, como na colonização”, conta.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

O Museu da Cerveja de Blumenau é muito mais do que uma atração turística, é uma celebração da história, da cultura e do amor pela cerveja. Ao visitá-lo, os turistas e os moradores locais têm a chance de mergulhar na tradição cervejeira de Blumenau, conhecer sua história fascinante e apreciar a diversidade de sabores que fazem parte desse universo. Se você é apaixonado por cerveja ou está curioso para conhecer mais sobre essa bebida milenar, esse museu é uma parada obrigatória em sua visita a Blumenau. Ein Prosit!

Os preços dos ingressos variam de acordo com a temporada. O Museu abre todos os dias, das 9h às 19h, exceto aos domingos, que possui um horário alternativo das 9h às 17h. Mais informações sobre valores dos ingressos e compra on-line dos tickets podem ser consultadas acessando o site www.museudacervejadeblumenau.com.br.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Notícias relacionadas