Turismo

Um local para enaltecer o que há de melhor em nossa cultura

Kreativer Platz é inaugurado e traz o artesanato que representa a cultura de Pomerode

14 de janeiro de 2022

Um espaço que une artesanato e o encanto da casa enxaimel, um dos símbolos da cultura germânica e preservado em Pomerode.

continua após a publicidade

Agora, às margens da Rodovia SC-421, em Testo Central, se instala a sede da Associação de artesãos Kreativer Platz.
A residência que abriga a nova sede da associação, foi construída em 1934 e pertence à família Rusch. Agora, ela conta com uma nova decoração, sem perder a essência do rústico característico das construções enxaimel.

Dentro dela, todos os artesanatos produzidos pelos mais de 24 artesãos que fazem parte da associação, estão disponíveis para a venda e se diversificam entre souvenires, artigos decorativos, bolachas e muitas outras opções, tudo feito 100% em Pomerode. Cada produção feita pelos artesãos recebem uma plaquinha com o nome de quem fez e também o número de telefone para contato, com o objetivo de valorizar o trabalho de quem faz parte do projeto.

continua após a publicidade

E, a área externa da casa, conta com espaços especiais para um bom descanso e também um ótimo cenário para fotos. Além disso, os visitantes podem agendar piqueniques no local, para apreciar a beleza dos traços germânicos da casa enxaimel e também se aproximar da agricultura e costumes pomerodenses.

De acordo com Nadir Neumann, presidente da Associação Kreativer Platz, a nova sede representa muito para todos os artesãos que fazem parte do projeto e ressaltou a importância da casa para valorizar ainda mais o trabalho.

“Quando começamos a procurar um lugar para fazer nossa associação, a ideia era arrumar uma Casa Enxaimel. Queremos vender o artesanato continuando a tradição dos nossos ‘Opas e Omas’, para trazer essa experiência diferenciada aos visitantes que não conhecem esta cultura. Foi um lugar abençoado que encontramos e não consigo achar palavras para explicar o sentimento que estamos tendo, em realizar este sonho coletivo. Aproveito para agradecer ao pessoal da Rota do Imigrante, Acip e Prefeitura”, relata Nadir.

Para conhecer um pouco mais da associação, acesse as redes sociais da Kreativer Platz, tanto no Instagram quanto no Facebook.

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade