Especiais

Um caminho de aventuras e artes

Com uma Kombi, casal paulistano para em Pomerode para vender suas obras de arte

3 de julho de 2022

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

A arte como uma forma de levar a vida. Enrico Silva de Oliveira, artista e a noiva Cristiane Lima, que é uma restauradora de móveis, dentro de uma Kombi, estão expondo e vendendo obras de artes na cidade de Pomerode, desde o mês de abril.

Tudo começou em 2020, quando a pandemia chegou e trouxe certas dificuldades ao casal. Em São Paulo, eles tinham um ateliê e também um bistrô, mas acabaram tendo que fechar as portas, por causa de questões financeiras. Nesta época, decidiram vender seus carros mais novos e ficar com a Kombi e o Fusca.

Logo após saírem de São Paulo, buscaram oportunidades em Florianópolis. Mas, as coisas acabaram não sendo como o casal planejava e então, decidiram seguir para Garopaba, onde moram atualmente. Porém, como o movimento na cidade é mais alto na temporada de verão, decidiram, então, se aventurar por outros municípios, para vender as artes.

O casal decidiu Pomerode como o primeiro destino desta desafiadora aventura. Eles contam que foram bem acolhidos na cidade e que esta já é a terceira vez que visitam o município.

“As pessoas daqui de Pomerode adoram a arte. E temos que agradecer a receptividade do povo que nos acolheu super bem. Agradecer, também, a aqueles que também compraram quadros conosco e fazem com que a gente possa continuar com esse projeto que temos, de vender nossas artes por aí”, relatam Enrico e Cristiane. Agora, o casal pretende ficar mais alguns dias na cidade, antes de retornar para Garopaba.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

Futuramente, eles ainda, esperam dar uma passada em São Paulo para resolver algumas questões e, no caminho, pretendem parar em São Francisco do Sul, Joinville e cidades que ficam no caminho, rumo à capital paulista, tudo feito com a Kombi ano 1997, que tem uma estrutura parecida de um motorhome, porém ainda não possuem uma data definida.

 

Inspirações para desenhar

Oliveira, que é formado em arquitetura pela a conceituada Universidade Belas Artes, de São Paulo, sempre foi um aficionado por desenhos, quando participava de concursos, logo quando jovem, na empresa que seu pai trabalhava.

Após os estudos, o artista busca se inspirar no movimento artístico pós-impressionista e tem como suas referências os pintores Van Gogh, Paul Gauguin e Paul Cezanne.

Antes de ir para a tela, o desenho leva, no máximo, um dia para ficar pronto. Quando o esboço sai do papel, direto para o quadro, o trabalho de pintura leva, em média, quatro dias até chegar em seu resultado final.

Casas enxaimel foram referências aos desenhos feitos pelo artista paulistano. (Foto: Arquivo pessoal)

 

Na cidade, o artista procurou retratar em suas obras, pontos de Pomerode que possuem características da imigração alemã, principalmente, se referenciando com as residências construídas no estilo enxaimel. Portal Sul, Museu do Imigrante e casas da Rota Enxaimel viraram desenhos em telas, com a técnica acrílico sobre tela.

“Eu procuro sempre, ressaltar em meus desenhos, a cultura de cada cidade. Em Pomerode, quis trazer os elementos da imigração alemã para os quadros e o município nos proporciona tal situação. Quando estava em Florianópolis, gostava muito de pintar e fazer desenhos sobre a cultura açoriana, presente por lá. É um resgate histórico que fica eternizado em uma obra de arte”, comenta o artista.

Para os interessados nas obras de arte, feitas por Enrico Oliveira, basta entrar em contato no telefone 48-99188-7344. O artista também ressalta que, é necessário fazer uma encomenda prévia, para que o desenho possa ser feito com o capricho que é marca registrada do paulistano.

Portal Sul também virou registro do artista plástico. (Foto: Arquivo pessoal)

 

No Instagram, também é possível ver algumas obras feitas pelo artista. A rede social pode ser acessada através do @biarritzateliesustentavel.

 

Notícias relacionadas