Especiais

Tradição natalina em madeira

Holzlatten Weihnachtsbaum foi a novidade entre as atrações do Natal de Pomerode.

22 de dezembro de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

O nome é difícil de pronunciar, mas a Holzlatten Weihnachtsbaum surgiu como a nova atração da Weihnachtsfest, a festa de Natal de Pomerode.

A novidade, para simplificar, é uma árvore de madeira com sete metros de altura, que será enfeitada com elementos temáticos. Ela fica no Centro Cultural, logo após a Alameda de Quebra-Nozes, outro símbolo do Natal germânico que faz sucesso há muitas edições. Para a sua execução, as madeiras passaram por um mês de preparação, desde a estufa até a secagem e selagem do material.

O projeto da árvore foi elaborado com o intuito de trazer um novo elemento germânico à festa de Natal mais alemã do Brasil. Em uma parceria entre Secretaria de Turismo e Cultura e a única Escola de Tornearia em Madeira do país, nasceu a Holzlatten Weihnachtsbaum (Pinheiro de Natal em Ripas de Madeira).

A presidente da Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (Amade), Sandra Greuel, destacou a importância da cultura do tornearia, sendo colocada em evidência.

“A Holzlatten Weihnachtsbaum tem sete metros de altura e todos os enfeites que fazem parte dela foram confeccionados por associados da Amade e pelos alunos da Escola de Tornearia em Madeira”, disse.

 

Foto: Divulgação

 

“A árvore será enfeitada com peças artesanais características e conhecidas do Natal pomerodense, feitas em madeira pela própria escola em parceria com a Amade. A época do Advento nos lembra da tradição do pinheiro e a tranquilidade que ele nos transmite. A madeira traz a naturalidade. As figuras natalinas e pingentes em madeira são acessórios indispensáveis na decoração do pinheiro, nos remetendo à infância. Por isso, a HolzlattenWeihnachtsbaum engloba todos os elementos que dão sentido à magia do Natal, sendo o primeiro pinheiro em ripas de madeira do Brasil”, explica o secretário de Turismo e Cultura, Chico Hass.

 

Notícias relacionadas