- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Pomerana ao vivo
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Toninha, espécie ameaçada de extinção, é resgatada em praia de SC
O animal pesa 3,8 quilos e tem cerca de 70 centímetros de altura
Foto: Laboratório de Zoologia da Udesc
Neste sábado, 7, um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), foi encontrado encalhado na praia de Balneário Arroio do Silva, no Extremo Sul de Santa Catarina.
A toninha, uma espécie ameaçada de extinção, pesa 3,8 quilos e mede cerca de 70 centímetros.
De acordo o laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina, o filhote de toninha é mantido em uma piscina com água salgada e temperatura regulada, sob o acompanhamento constante de uma equipe especializada, composta por médicos veterinários, biólogos, tratadores e voluntários.
O tratamento clínico inclui a administração de fluidos e alimentação por meio de sonda, utilizando uma fórmula nutricional específica.
A alimentação é realizada de forma gradual para garantir a recuperação do animal. Quando o filhote apresenta desconforto abdominal, ele recebe massagens e medicamento apropriados para alívio dos sintomas, sempre com o objetivo de melhorar seu bem-estar.
Especialistas ressaltam que os filhotes de toninhas são extremamente vulneráveis ao estresse, o que torna necessário um ambiente tranquilo e controlado, com baixo nível de ruído e iluminação suave.
Vale destacar que, no final de novembro, outro filhote de toninha foi encontrado com vida na Praia do Moçambique, em Florianópolis, marcando o primeiro registro desse tipo em Santa Catarina, em 2024.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Laboratório de Zoologia (@laboratoriodezoologia)