Especiais

Terreno abandonado de Joinville recebe transformação e pode ser considerado o jardim mais bonito do Brasil

Transformação foi feita por Leonardo Gonçalves, morador da região que, inicialmente, foi contratado para limpar o local

26 de novembro de 2024

Foto: Divulgação

Um terreno abandonado de Pirabeiraba, Joinville, foi transformado em um belo jardim e agora concorre ao concurso Jardim Mais Bonito do Brasil.

A transformação foi feita por Leonardo Gonçalves, morador da região que, inicialmente, foi contratado para limpar o local. Após concluir o serviço, ele recebeu permissão para criar um jardim no espaço, mesmo sem experiência em jardinagem.

Aos poucos, o local foi ganhando forma e beleza, tornando-se uma verdadeira obra de arte.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Em 2022, o jardim interno da empresa de Gonçalves ficou em segundo lugar no concurso da Festa das Flores, o que o motivou a transformar o terreno abandonado.

Com recursos adicionais da empresa e o apoio da comunidade, ele criou um espaço que mescla natureza e cultura local. O trabalho levou cerca de um ano para ser finalizado.

A comunidade de Pirabeiraba se envolveu ativamente no projeto, oferecendo peças antigas para a decoração do jardim. Segundo Leonardo Gonçalves, o jardim passou a ser da comunidade, refletindo a colaboração entre os moradores e o criador do espaço. O envolvimento local foi fundamental para o sucesso do projeto.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Em 2023, o jardim conquistou o primeiro lugar no concurso da Festa das Flores, consolidando sua importância para a região e tornando-se um símbolo da dedicação de Gonçalves, além de um ponto de lazer e apreciação para a comunidade local.

Agora, o jardim de Pirabeiraba está concorrendo ao concurso Jardim Mais Bonito do Brasil, promovido pela fabricante Trapp. Com mais de 500 inscrições de todo o país, o trabalho de Gonçalves foi escolhido entre os três finalistas, e a votação será encerrada nesta quarta-feira, 27 de novembro.

Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Notícias relacionadas