Temporal deixa feridos e 45 desabrigados, no Norte de SC
Equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Obras e Saúde trabalharam durante a madrugada para prestar socorro às famílias

Foto: Reprodução, redes sociais
Na noite de quarta-feira, 12 de fevereiro, um forte temporal atingiu a região Norte de Santa Catarina, deixando moradores feridos e cerca de 45 pessoas desabrigadas em Araquari. Em Joinville, foram registradas ocorrências de enxurradas e deslizamentos em diversos pontos da cidade.
De acordo com a Prefeitura de Araquari, os desabrigados são moradores das aldeias indígenas da cidade e dos bairros Areias Pequenas, Volta Redonda e Centro. Para acolhê-los, um abrigo foi montado na Escola Estadual Almirante Boiteux.
Equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Obras e Saúde trabalharam durante a madrugada para prestar socorro às famílias. Duas pessoas ficaram feridas devido a destelhamentos e foram encaminhadas para atendimento médico na UPA 24H. A chuva intensa, que acumulou 56 milímetros em cerca de uma hora, também causou alagamentos na cidade. Cerca de 400 metros de lona foram distribuídos para famílias que tiveram seus telhados danificados.
Em Joinville, o volume de chuva foi ainda maior, com 61 milímetros registrados em apenas uma hora, acompanhados de rajadas de vento de até 52 km/h. As regiões Sul e Noroeste da cidade foram as mais afetadas, com diversos pontos de alagamento.
A Defesa Civil atendeu a um deslizamento no bairro Itinga, onde o material deslizou nos fundos de uma residência, mas não chegou a atingir a estrutura. Ainda no bairro, na Rua Samuel Figueiredo, uma moradora acionou a Defesa Civil após uma enxurrada invadir seu terreno.
Diante do cenário de instabilidade, o Plano de Contingência da Defesa Civil de Joinville foi elevado para o nível Amarelo, devido ao risco de novas ocorrências relacionadas às chuvas fortes, acompanhadas de ventos, possibilidade de granizo, alagamentos e enxurradas. O alerta segue válido até sexta-feira, 14 de fevereiro.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta que, em caso de chuva forte, a população busque locais seguros para se abrigar. Evite transitar por pontes submersas ou áreas alagadas. Em regiões próximas a morros e encostas, fique atento a sinais de risco de deslizamento, como postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e no solo. Caso perceba qualquer um desses sinais, saia imediatamente do local e acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou os Bombeiros pelo 193.