Eventos

“Sucesso total”: 25ª edição da Festa do Colono do Clube Sênior reúne cerca de 2,8 mil pessoas

Participantes de Brusque contaram como foi a experiência, na edição de celebração dos 25 anos da Festa

27 de julho de 2023

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Alegria, música, dança e uma farta colheita. Este é um pequeno resumo da 25ª edição da Festa do Colono, promovida anualmente pelo Clube Sênior de Pomerode, realizada nesta quarta-feira, 26 de julho.

Neste ano, o evento reuniu cerca de 2.800 pessoas, no Pavilhão de Eventos Municipal. Cerca de 50 ônibus, de outras cidades e até outros estados vieram trazendo participantes para Pomerode.

Houve apresentação musical e muita dança para todas as idades, além de almoço, café e bingo. No entanto, o ponto alto da Festa do Colono é a colheita.

Todos os anos, verduras e hortaliças são penduradas sobre o espaço do Pavilhão e, em meio à Festa, os participantes podem “colher” o que conseguirem.

As irmãs Olivia Domingos, Dilma Bruns e Regina Mari Buting vieram da cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, para aproveitar a Festa do Colono.

Dilma e Regina já haviam participado em outras edições, mas Olivia veio pela primeira vez, e logo ficou responsável por fazer a colheita para a família.

“Foi fantástico, adorei. Ainda consegui pegar também pra outras pessoas. Eu disse para elas que iria pegando e depois jogando para elas. Pegamos repolho, chuchu, cenoura, couve-flor, nabo de sopa, limão e brócolis. Foi muito bom, nunca tinha tido uma experiência como esta, foi ótimo, a comida estava deliciosa e fomos muito bem recebidos. Pretendo voltar mais vezes para Pomerode, com certeza, só por causa da Festa”, disse.

Olivia e sua irmã, Dilma, falaram sobre a alegria em participar da Festa do Colono e sobre sua colheita. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

 

À medida que a colheita vai acontecendo, algumas folhas e hortaliças acabam sendo preteridas e até caindo no chão. Mas os integrantes do Clube Sênior garantem que nada seja desperdiçado.

Renilda Oestreich e o marido, Vigando, participam do Clube Sênior, como sócios, há cerca de 15 anos. Por isso, ficam responsáveis pela organização, tanto antes como depois da colheita.

“Pegamos o que sobra, o que os outros não pegam, e levamos para casa para usarmos como alimento para os patos, marrecos, galinhas e outros animais da nossa criação. Neste ano não trouxemos nada para a colheita, mas em outros anos já trouxemos aipim e inhame, principalmente, para ajudar na colheita”, contou Renilda.

Renilda e Vigando são sócios há 15 anos do Clube Sênior. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

O coordenador do Clube Sênior, Bernardo Francener, afirmou que o grupo está contente com o resultado. “Foi um sucesso total, com certeza. Estamos muito felizes por tantas pessoas terem vindo prestigiar a nossa Festa do Colono”, finalizou.

Notícias relacionadas