Comunidade

Shopping de Blumenau disponibiliza abafadores de ruídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Ação feita durante o mês de setembro vai continuar o ano inteiro na cidade

3 de outubro de 2024

Foto: Rede Almeida Junior/Divulgação

O mês de conscientização sobre a inclusão da pessoa com deficiência, o Setembro Branco, terminou, mas isso não significa que as ações para tornar os ambientes mais inclusivos e acolhedores devem parar.

Para transformar o passeio no shopping em um momento feliz e agradável para todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista, O Shopping Norte da rede Almeida Junior de Blumenau decidiu seguir com a disponibilidade de abafadores de ruídos.

Ambientes barulhentos e movimentados podem gerar estresse e ansiedade para pessoas com TEA, por isso foram oferecidos fones de ouvido com tecnologia de cancelamento de ruído e cordões de identificação que asseguram acesso prioritário nas filas no Norte ao longo de todo o mês de setembro e agora serão itens permanentes nas duas unidades.

Os fones de ouvido podem ajudar a reduzir a sobrecarga sensorial, proporcionando uma experiência mais tranquila e confortável para o público com autismo. O empréstimo dos abafadores de ruído pode ser feito no concierge do shopping. Para usar os fones e crachás basta apresentar um documento com foto para o cadastro.

Foto: Rede Almeida Junior/Divulgação

Café com Libras

No dia 26 de outubro, a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), fará um evento especial focado nas pessoas surdas no Norte Shopping. O Café com Libras vai contar com uma programação que promove troca de experiências e muito aprendizado.

A partir das 15h, terá a apresentação de teatro “A casa dos Amigos”, com Pook PS & Nascinetta, roda de conversa, aula de libras destinada para pessoas ouvintes, promovendo a inclusão e o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Além disso, a programação conta com atividades de pintura para crianças com desenhos relacionados à Libras, desconto na cafeteria Go Coffee e entrega de brindes. Esse encontro acontece como um desdobramento de uma audiência pública realizada na câmara de vereadores de Blumenau dedicada às questões e direitos da pessoa surda.

Para se inscrever, basta acessar este link https://forms.gle/FXVrdZLkrubbjUjH7 e garantir a presença.

Foto: Rede Almeida Junior/Divulgação

Evento “Diálogos Inclusivos”

Já durante o mês de setembro, o Norte Shopping realizou uma roda de conversa com o tema “Diálogos inclusivos” em celebração ao Setembro Branco.

O evento foi uma parceria entre o Norte Shopping e a Seidep a fim de promover um bate papo com troca de experiências entre os participantes. Nesse encontro estiveram presentes Bárbara de Paula Lemfers, do Projeto Correr pra Incluir;

Patrícia Manetta, do Projeto Novo Olhar, e André Felipe Nascimento, professor de Libras. Apresentações artísticas e exposições também fizeram parte da programação.

Notícias relacionadas