Economia

Setembro registra saldo positivo na geração de empregos, em Pomerode, segundo o Caged

Ao todo, no ano de 2023, Pomerode possui o registro de 5.737 novas vagas preenchidas e 5.424 demissões

31 de outubro de 2023

Foto: Isadora Brehmer / JP

Nesta semana, o Ministério do Trabalho, através do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou os números de demissões e admissões registradas no mês de setembro, em todo o Brasil.

Pomerode fechou o nono mês do ano com saldo positivo no que diz respeito a empregos formais.

Os dados, mostram que foram feitas 588 contratações, enquanto 543 pessoas foram desligadas de seus empregos, totalizando um saldo de 54.

Ao todo, no ano de 2023, Pomerode possui o registro de 5.737 novas vagas preenchidas e 5.424 demissões, representando um saldo positivo de 313 empregos.

Nos últimos 12 meses (outubro/22 a setembro/23) o saldo também é positivo. Neste intervalo, foram registradas 7.035 admissões e 7.006 desligamentos, resultando em um saldo de +29 vagas de trabalho preenchidas.

 

Santa Catarina lidera geração de empregos no Sul do país em setembro

Entre janeiro e setembro de 2023, foram criadas 82.591 vagas com carteira assinada em Santa Catarina, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil. Apenas em setembro, Santa Catarina gerou 12 mil vagas, o melhor resultado do Sul do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Governo Federal, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O setor de serviços foi o que liderou a criação de vagas em 2023, um saldo de 45.912. Em seguida aparecem os setores da indústria (18.497) e da construção (12.484). Em setembro de 2023, os serviços também criaram mais empregos, foram 7.127.

O governador Jorginho Mello destaca que os resultados são robustos e que o Estado tem trabalhado para a geração de ainda mais postos. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui. Estamos conversando com todos os setores e temos programas que garantem a atração de investimentos e consequentemente novos postos de trabalho”, afirma.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, são muitos os motivos para esse resultado positivo. “Estamos enfrentando problemas econômicos no Brasil e no mundo, mas o povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um atrativo muito importante. Tanto é que tivemos ótimos resultados agora em setembro, geramos 12.017 vagas, o melhor dado desde fevereiro e tudo isso foi resultado de um trabalho intenso do Governo. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios”.

Notícias relacionadas