Meio Ambiente

Será que vem neve por aí?

Diversos fatores podem contribuir para a ocorrência do fenômeno no estado.

13 de maio de 2022

Foto: Arquivo JP

Para a próxima semana, está prevista uma onda de frio para Santa Catarina. De acordo com os meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins, da Epagri / Ciram, neste fim de semana, as nuvens voltam a predominar com chuva isolada em SC, devido a influência de um cavado (área de baixa pressão) e a formação de uma frente fria.

No decorrer da tarde e noite do domingo, 15 de maio, uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana.

Ainda segundo os especialistas, há o indicativo de neve, especialmente no Planalto Sul de SC, na terça e quarta-feira, dias 17 e 18, devido a elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C.

Eles também ressaltam que poderá haver formação de geadas. “Para a formação deste fenômeno, é necessário umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Desta forma, essa condição deve ocorrer a partir do dia 19, com mínima negativa e geada nas áreas altas do estado”, ressaltam.

 

Notícias relacionadas