Tecnologia

SENAI Santa Catarina lança curso superior de modalidade inédita no Brasil em parceria com a indústria

Graduação em formato Dual acontece de forma híbrida na sala de aula e dentro das empresas

16 de agosto de 2022

Foto: Aline Camargo / Presse Comunicação

O Centro Universitário SENAI de Santa Catarina promoveu na noite desta terça-feira (9) em Indaial, no Vale do Itajaí, a aula inaugural do curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial na modalidade DUAL. A novidade da formação apresentada é o formato, inédito na rede Senai em todo o Brasil, no qual pelo menos 30% das aulas ocorrem dentro de empresas parceiras da universidade.

De acordo com o coordenador do curso, Henrique Gonçalves Pereira, o diferencial do formato dual é, justamente, aproximar de forma indissociável a academia do mercado de trabalho. Do total da carga horária, no mínimo 30% de cada disciplina deve ser cursado, obrigatoriamente, dentro das organizações, o que atende tanto uma necessidade dos estudantes quanto uma demanda do mercado. “As empresas sentem que as pessoas chegam muito ‘cruas’, sem expertise, e elas precisam de um pouco mais, de alguém que possa também assumir um cargo de gestão”, explicou Pereira.

 

Parceria estabelecida

Para abrir a Aula Inaugural, o reitor do recém reconhecido Centro Universitário SENAI – que tem sede em Blumenau -, Fabrizio Machado Pereira, enviou uma mensagem aos estudantes, docentes e parceiros que fizeram o curso se tornar realidade.

“Este curso forma perfis profissionais amplos, garantindo que vocês alcancem as competências ligadas aos propósitos do aprendizado, com aplicação direta em ambientes reais de trabalho […] O início da carreira acadêmica é um marco muito importante, é um momento onde reafirmamos sonhos e traçamos objetivos de vida e nesse processo eu quero que contem com o apoio de toda a nossa equipe”, declarou.

A modalidade dual é a que mais estimula a aproximação entre mercado e universidade, uma vez que os alunos ocupam os dois espaços simultaneamente e podem entender na prática como funciona a teoria apresentada na sala de aula. Para a primeira turma do formato, o SENAI-SC firmou uma parceria com a Metalúrgica Fey, indústria do ramo metalúrgico com 56 anos de atuação e sede em Indaial, no Vale do Itajaí, a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis, além de outras três empresas da cidade: Bellota Brasil, JR Materiais Elétricos e Schild Metalúrgica.

Com necessidade de mão de obra qualificada, a Metalúrgica Fey participou do processo de desenvolvimento do curso desde o início e é uma das principais fomentadoras do projeto, interessada em participar ativamente da formação de novos trabalhadores.

“Se olharmos um ano atrás, pensávamos que seria impossível estar aqui hoje. Sabíamos que era preciso algo para desenvolver as pessoas que têm potencial nas nossas empresas e ‘vendemos’ muito que precisávamos de um curso aqui em Indaial. Depois de muito tempo conseguimos fazer o formato e então veio o mais difícil: convencer os alunos. E agora vocês estão aqui e temos até uma lista de espera”, declarou o diretor da Metalúrgica Fey, Fernando Fey, em discurso direcionado aos alunos.

A cooperação que o formato dual promove é positiva para os dois lados, isso porque a modalidade também incrementa a formação dos estudantes, mesclando o conhecimento técnico com a instrução acadêmica. “(Nas empresas) Tem muita gente que entende da prática mas não consegue gerenciar o todo, enquanto um profissional formado tem essa visão do contexto, mas muitas vezes não tem essa experiência que a indústria busca”, aponta o coordenador Henrique Gonçalves Pereira.

Neste momento, a modalidade Dual será oferecida apenas para a Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial, mas o projeto do SENAI é estender a formação para graduações de outras áreas – o que também depende do interesse das empresas. Apesar de ser novidade, o curso já inicia com a turma completa – 35 alunos – e deve ganhar novas vagas nos próximos semestres.

A gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, apontou que o curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Produção Industrial foi concebido no modelo do formato dual e que os calouros que iniciaram as aulas deste semestre são os protagonistas deste e que farão história.

“Nós queremos e trabalhamos muito para que esse curso dê certo, porque a partir daqui nós vamos contar essa história para outros cursos, outros alunos e outras empresas. Este curso foi feito sob medida e vai construir uma história importante para os alunos, para as empresas e também para o SENAI, porque é o primeiro curso de graduação de Indaial, mas é também o primeiro em modalidade dual na graduação de Santa Catarina e do Brasil”, destacou.

O vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ulrich Kühn, também falou brevemente aos alunos, destacando que o modelo dual já acontecia no Brasil muitas décadas atrás, mas foi deixado de lado e agora está renascendo. “Foi divulgada uma pesquisa no domingo dizendo que esse estilo (de ensino) precisa mudar e que, em um futuro breve, será preciso chegar a 40% de formação voltada para o mundo real, e nós estamos começando isso aqui hoje. Finalmente o país acordou, mas Indaial acordou primeiro”, concluiu.

Para fechar a aula inaugural, os calouros do novo curso assistiram a palestra “Comunicação!!! Por quê???”, ministrada pelo professor, palestrante e consultor Carlos Alberto Bittencourt, sobre técnicas para desenvolver uma comunicação mais eficaz.

Notícias relacionadas