Especiais

Seis décadas e meia de muito amor e carinho

Casal pomerodense de Testo Alto completa 65 anos de casamento, no mês de abril

7 de maio de 2023

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

O ano era 1958. O Brasil ganhava, pela primeira vez, a Copa do Mundo de futebol, na Suécia. Também, neste ano, nasciam o rei e a rainha do Pop Michael Jackson e Madonna.

E, em 1958, também “nascia” o casamento de Walter e Ellen Utpadel. No dia 19 de abril daquele ano, os dois iniciaram, oficialmente, a história de amor que dura até os dias de hoje, na qual, recentemente, completou o aniversário de 65 anos de união estável, celebrando as bodas de ferro.

O casal, que mora em Testo Alto, se conheceu no bairro, devido a proximidade da residência onde moravam, quando solteiros. Com o passar dos anos, os dois que já se conheciam desde a infância, foram se aproximando cada vez mais. Antes de subirem ao altar, Walter e Ellen namoraram por cerca de dois anos.

Naquela época, frequentavam as festas e bailes que aconteciam na região de Testo Alto, para se divertirem e também se encontrarem. E, no mês de abril de 1958, veio o desejo de se casar e iniciar uma nova família.

Casamento foi realizado em 1958. (Foto: Arquivo pessoal)

 

Seu Walter Utpadel trabalhou por cerca de 35 anos na Porcelana Schimidt, enquanto dona Ellen sempre se dedicou às atividades da casa, como cuidar do gado e também das plantações da nova casa que adquiriram, conforme o tempo foi passando.

“No começo foi um pouco difícil, pois compramos um novo terreno. Isso também nos custou e tivemos algumas dívidas. Porém, isso foi passado e superado graças ao trabalho de toda a família, que sempre se dedicou em manter tudo em ordem”, conta Dona Ellen.

No fim da década de 80, Walter se aposentou e passou a trabalhar na casa de um amigo, também mexendo com agricultura. Hoje em dia, com 86 e 83 anos, Walter e Ellen passam o tempo cuidando das flores do jardim e também da casa onde vivem.

Cuidar das plantas da casa é o passatempo dos aposentados. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

 

O casal teve quatro filhos e logo depois vieram 11 netos e 15 bisnetos. Alguns filhos ainda moram no pavimento superior da residência e o contato com a família é sempre frequente. Dona Ellen e Seu Walter contam que amam quando há visita dos filhos, netos e bisnetos em sua casa.

“A gente ainda faz alguns almoços e encontros aqui em casa. Eles adoram vir aqui, passar o dia conosco. Todos os filhos, netos e bisnetos são muito presentes, excetos aqueles que já estão morando em outras cidades. Mas nunca deixamos de manter contato com ninguém e a gente se sente muito feliz em poder recebê-los em casa e fazer algo que sempre nos aproxime mais”, relatam.

Perguntados sobre qual o segredo de manter um relacionamento tão duradouro, a resposta foi simples e objetiva: amor e respeito. Eles também ressaltaram que a fé em Deus sempre esteve presente na vida do casal e que isto é de suma importância para a vida de ambos.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

“Eu só tenho que agradecer a Deus pela saúde que nós temos, pela família que criamos e também por nosso casamento tão longo. Sempre rezamos e oramos, a comunidade luterana faz parte das nossas vidas e isto também nos traz esperança e muita fé em Deus por ter essa vida maravilhosa”, finalizam.

O Jornal de Pomerode também aproveita para desejar vida longa ao casal. Seu Walter Utpadel é um dos assinantes mais antigos do JP e recebe, semanalmente, as edições impressas do nosso jornal, em sua residência, desde as primeiras edições.

 

Notícias relacionadas