Eventos

Segunda-feira de Páscoa: um feriado não restrito a Pomerode

Lei nº 2049/07 definiu os feriados municipais em nossa cidade.

10 de abril de 2023

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

Que a Páscoa é especial, na cidade mais alemã do Brasil, não é novidade. Não somente pela Osterfest, a maior festa de Páscoa do Brasil, mas também, por termos um feriado “diferente”: a segunda-feira de Páscoa.

Ela foi instituída já nos anos de 1960, cuja redação foi adaptada ao longo dos anos e as normas revogadas pela Lei nº 2049/07 onde “ficam definidos como feriados municipais a Sexta-Feira da Paixão, Segunda-Feira de Páscoa, Dia da Reforma (31 de outubro) e Corpus Christi”, sancionada pelo então prefeito Ércio Kriek.

No entanto, este feriado não é exclusividade de Pomerode. Em Timbó, a Lei nº 754, de 1980, transfere para a segunda-feira após a Páscoa o feriado municipal do dia 12 de outubro, aniversário de fundação do município.

Mas você sabia que alguns países também possuem este feriado? Além disso, nas Igrejas orientais e na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como “Segunda-feira do Brilho” ou “Segunda-feira da Renovação”.

Na maioria dos países da Europa, a data é considerada feriado, com algumas tradições e costumes populares. Exemplos são Alemanha, Itália, França, Polônia, Hungria e Inglaterra, cujo dia é passado basicamente em família e amigos, com banquetes, piqueniques e até mesmo jogando água uns nos noutros, perpetuando a alegria e as comemorações pela ressurreição de Cristo.

 

A origem da segunda-feira de Páscoa

De acordo a Bíblia, três dias após a crucificação, dois jovens caminhavam de Jerusalém para Emaú, quando um terceiro homem, inicialmente desconhecido, se reuniu a eles na estrada.

Depois de lamentar os últimos acontecimentos, os dois convidam o terceiro para jantar, e quando Jesus parte o pão é finalmente reconhecido pelos jovens, que voltam imediatamente para Jerusalém para contar o ocorrido.

Como o episódio teria aparentemente ocorrido na noite de domingo, dessa maneira, a Segunda de Páscoa é uma continuação do Domingo de Páscoa, lembrando o dia em que os jovens voltaram a Jerusalém para contar sobre o encontro com Jesus.

 

Notícias relacionadas