Secretaria de Saúde realiza mutirão contra a dengue, em Pomerode
Ação reuniu 30 pessoas, para limpeza em cemitérios
Foto: Cleci Caús
No sábado, 19 de novembro, a Secretaria de Saúde de Pomerode, realizou um mutirão de limpeza e adequação, em cinco cemitérios do município. A ação foi organizada pela Vigilância Epidemiológica de Pomerode.
Os 30 participantes do mutirão estiveram no Cemitério Municipal, no Cemitério da Igreja Luterana do Centro, no Cemitério da Igreja Luterana Rega, no Cemitério de Testo Central Alto, e Cemitério Bom Pastor.
Na ação, segundo a coordenadora do “Programa de Combate à dengue” e diretora da Vigilância Epidemiológica, Simone Steffens, foram retirados vasos de qualquer tipo de material sem furos para eliminar água, vasos que continham apenas brita para preenchimento (precisam conter areia até a borda) ou que estavam com areia em quantidade insuficiente. As embalagem plásticas decorativas também foram removidas. Os pratos de vasos também foram eliminados. Também foi feito o recolhimento do lixo e de flores artificiais que estavam espalhadas pelo cemitério.
“Não conseguimos precisar a quantidade de lixo recolhido, mas foi muito! Ainda encontramos nos cemitérios muitos vasos que não estão de acordo com o o que é permitido pela legislação e que causam riscos de disseminação de doenças como a dengue e outras. Fazendo uma média, acredito que em torno de 50 sacos de lixo reciclável foram retirados”, afirma a coordenadora.
Simone enaltece, ainda, que é necessário o engajamento da população no combate à dengue, com ações rotineiras. O cuidado com pontos que podem se tornar criadouros do mosquio precisa ser constante.
“Acho que a ação foi extremamente positiva mas observo que ainda precisamos trabalhar muito a conscientização da comunidade. É muito importante que as pessoas compreendam o risco à saúde ao colocar itens que podem se tornar possíveis criadouros de mosquitos nos cemitérios. A prevenção trata disso: evitar que as doenças aconteçam e para isso é necessário que ações como essa tornem-se rotina. Não somente por parte do poder público, as também da comunidade”, enaltece Simone.
O mutirão foi realizado conforme o previsto no decreto estadual 1897/2022. Portanto os ítens que foram retirados estavam em desacordo com a legislação. A Secretaria de Saúde está à disposição da comunidade para esclarecimentos e orientações.