Saúde

Secretaria de Saúde de Pomerode inicia imunização com vacina Covid-19 Monovalente XBB

Atualização das vacinas contra Covid-19 agora disponível para crianças e grupos prioritários

3 de junho de 2024

Foto: Envato Elements

A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Saúde de Pomerode (SESA), informa que a nova vacina Covid-19 monovalente XBB já está disponível para a população. Esta vacina foi desenvolvida para atualizar as imunizações contra a Covid-19, considerando a circulação de novas variantes, incluindo a variante ômicron XBB.

A vacina está agora integrada à rotina de vacinação para crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. Além disso, pessoas dos grupos prioritários maiores de 05 anos devem receber uma dose de reforço, com um intervalo de pelo menos 3 meses após a última dose aplicada contra a Covid-19.

Para aqueles que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra Covid-19, é possível receber uma dose a partir dos 5 anos de idade.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município, exceto na Unidade de Saúde Alwin Klotz, nos seguintes horários: de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h45min e das 13h às 15h45min.

Para maior conveniência, a ESF Ricardo Jung e a ESF Benedickt Wollick, a partir desta terça-feira, 04 de junho, terão atendimento em horário estendido até as 19h30min para os usuários cadastrados nessas unidades.

Os grupos prioritários incluem pessoas com 60 anos ou mais, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência para idosos, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (com 18 anos ou mais) e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

A atualização das vacinas é essencial para garantir a proteção da comunidade contra as novas variantes do coronavírus. A Secretaria de Saúde de Pomerode reforça a importância de que todos os elegíveis procurem se vacinar, protegendo a si mesmos e contribuindo para a saúde coletiva.

Notícias relacionadas