Eventos

Schornstein Festival reúne 15 mil pessoas em dois dias de festa, em Pomerode

Tradicional evento já faz parte do calendário da cidade e teve recorde de público

5 de julho de 2023

Foto: Divulgação / Daniel Zimmermann

O fim de semana teve programação intensa em Pomerode, com a realização do Schornstein Festival, tradicional evento realizado nos dias 01 e 02 de julho, para celebrar os 17 anos da cervejaria artesanal.

A festividade reuniu 15 mil pessoas no Centro Histórico da cidade com muita música, diversas opções gastronômicas e muitos estilos de chope Schornstein e Seasons, ambas cervejarias pertencentes à Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA). Ao todo, foram vendidos mais de 10 mil litros de chope.

Os dois dias de evento tiveram 24 horas de programação, com um palco exclusivo para DJs e dez atrações musicais tocando os mais diversos estilos, contemplando músicas do Rock ao Country, passando por Folk e Celta. Destaque para Jimmy London (Matanza) e Farol Negro e Rebels and Sinners.

“O festival superou nossas expectativas, estamos muito felizes com o feedback que tivemos do público, que prestigiou o evento e pôde aproveitar, com conforto e tranquilidade, todas as atrações disponíveis”, comenta Lu Rosa, coordenadora de marketing da cervejaria.

De acordo com ela, o evento é um marco na cidade ao proporcionar um perfil diferente do tradicional estilo germânico local. “Com a evolução que temos tido ao longo dos festivais realizados e a resposta do público, que é sempre muito positiva às atrações que trazemos, temos ainda mais certeza de que estamos no caminho certo”, afirma.

Cassiano Motta, gerente de eventos da cervejaria, destaca a importância do festival para a economia local, pois além de fomentar o turismo e a rede hoteleira, entre outras áreas de serviços, movimenta o setor gastronômico da cidade e região. “Tivemos a presença de diversos restaurantes que prepararam um cardápio dedicado ao festival, com pratos criados para uma boa harmonização com os chopes que servimos. Tudo isso enriquece a experiência dos clientes durante a festa, e é uma ótima oportunidade de divulgar os estabelecimentos e sua culinária”, afirma.

 

Tradição cervejeira

A Cervejaria Schornstein foi uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal brasileira, fundada em junho de 2006, em Pomerode, cidade que tem fortes traços da cultura alemã. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.

Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina.

Com várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais, a marca produz diversos estilos de cerveja como IPA, Bock, Weiss, Pilsen, Stout, Pilsen, APA e Witbier, disponíveis em garrafas de 500ml, long neck 355ml e latas. Na versão long neck, há os rótulos de Witbier, American Lager, All Day IPA, Citrus Kakao IPA e, em lata, as opções são Imperial IPA, Chocolate com Pimenta, IPA Tangerina, Session IPA, entre outras.

Mais de 10 mil litros de chope foram vendidos nos dois dias de Schornstein Festival. (Foto: Divulgação / Daniel Zimmermann)

Notícias relacionadas