Saúde

SAMU de Pomerode recebe novo equipamento para potencializar o atendimento

Trata-se do AutoPulse, um aparelho que realiza massagem cardíaca de forma automática.

13 de novembro de 2023

Foto: Divulgação / Samu

A Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pomerode recebeu um novo equipamento que vai fazer toda a diferença para os pacientes que necessitam de reanimação cardiopulmonar.

Trata-se do AutoPulse, um aparelho que realiza massagem cardíaca de forma automática.

Com investimento de R$ 259 mil, o dispositivo oferece muitas vantagens, entre elas, apresenta melhor taxa de Retorno da Circulação Espontânea (RCE), maior fluxo sanguíneo, melhora dos sinais vitais e maior taxa de sobrevivência.

“A equipe da USB é composta por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. O AutoPulse equivale a uma terceira pessoa na viatura, em termos de massagem cardíaca. Enquanto o equipamento está em ação, a equipe consegue fazer outros procedimentos importantes no paciente, como focar no acesso venoso e dar medicamentos. Outra vantagem do aparelho é que a pessoa pode ser reanimada em trânsito”, destaca André Roeder de Lima, médico coordenador da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Alto Vale do Itajaí.

De acordo com Lima, no mesmo dia que a USB recebeu o equipamento e estava tendo um treinamento, a unidade foi acionada pela Central, justamente para atender um paciente que sofreu uma parada cardíaca.

“A experiência foi sensacional. A equipe ficou bastante entusiasmada com o resultado, pois conseguiram reverter a parada cardíaca no primeiro uso do AutoPulse”, conta o médico.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias relacionadas