Comunidade

Saiba qual a cidade com a menor população do Brasil, somando 833 habitantes

Município fica em Minas Gerais.

1 de julho de 2023

Foto: Divulgação / Prefeitura de Serra da Saudade

O Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe novos dados a respeito da população brasileira.

E uma cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais chamou a atenção, como a menos populosa em todo o Brasil, contabilizando menos de mil habitantes.

O município de Serra da Saudade é o que possui a menor população do País, segundo o Censo do IBGE. Ao todo, 833 pessoas moram na cidade.

O fato de ter tão poucos habitantes, proporciona algumas curiosidades. Por exemplo, no aniversário da cidade, há um pedaço de bolo para cada um dos 833 moradores.

Neste ano, o município comemorou 60 anos de história, e o bolo foi suficiente para que todos os moradores ganhassem ao menos um pedaço.

Além disso, uma só família corresponde a 5% da população da cidade. A família Araújo tem 42 integrantes que moram em Serra da Saudade.

E mesmo que seja a cidade com menor número de habitantes em todo o Brasil, Serra da Saudade tem uma área territoral extensa, com 335 km², que é semelhante ao da capital do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Por isso, a densidade demográfica de Serra da Saudade é de apenas 2,48 hab/km².

Serra da Saudade possui dois bairros, Centro e São Geraldo, e não há postos de combustíveis no local, nem hospital. Por isso, os moradores que precisam de atendimento médico especializado e combustível precisam se deslocar a outras cidades.

Em Santa Catarina, quem lidera o ranking de cidades menos populosas é Santiago do Sul, com 1.651 habitantes, segundo o Censo. O município fica no Oeste do Estado.

Com informações de Portal G1

Notícias relacionadas