Economia

Está com dívidas? Saiba como negociá-las até fim de março

Procon SC aderiu o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2025

12 de março de 2025

Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa

A 1ª edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2025 já está aberta até o final deste mês – 31 de março. A ideia é incentivar o consumidor a negociar e quitar as dívidas através da plataforma Consumidor.gov.

O Procon SC, assim como os demais espalhados pelo Brasil que aderiram ao programa, ficam à disposição para dar apoio às pessoas que tiverem dificuldades na negociação com as instituições financeiras. Qualquer dúvida também pode ser tirada com os órgãos de proteção ao consumidor.

O Mutirão é uma iniciativa Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central, Procons de todo o País e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em 2024, o programa auxiliou a negociar e a solucionar 3,5 milhões de contratos com dívidas no Brasil.

Vale lembrar que o mutirão não é indicado ao consumidor superendividado – quando não consegue pagar as dívidas e manter a subsistência da família. Neste caso, entre em contato com o Procon mais próximo para pedir orientação.

Foto: Divulgação

Como renegociar as dívidas?

A primeira dica é entrar em contato com seu banco e informar que deseja renegociar pelo Mutirão da Febraban. Informe a dívida e pergunte os descontos e prazos oferecidos à negociação.

Também é possível negociar as dívidas através do Feirão Serasa Limpa Nome, através do portal ou pelo atendimento online, além do presencial em mais de 10 mil agências dos Correios em todo o Brasil.

Por fim, a negociação também pode ser feita no site Consumidor.gov.br, serviço público e gratuito que conecta consumidores às empresas. Para isso, é necessário utilizar a conta Gov.br níveis prata ou ouro.

Como descobrir se tenho dívidas?

Através do Registrato, serviço oferecido pelo Banco Central

Quais dívidas podem ser negociadas?

  • Atraso no cartão de crédito;
  • Cheque especial;
  • Empréstimo pessoal;
  • Crédito consignado e outras modalidades de crédito desde que não possuem bens como garantias e não estejam prescritas.

Quais dívidas NÃO podem ser negociadas?

  • Dívidas com bens dados em garantia;
  • Dívidas prescritas
  • Contratos com as parcelas em dia.

Notícias relacionadas