Especiais

Saiba como a data de Dia dos Namorados foi criada no Brasil

Até a década de 1940, não havia uma data específica para a comemoração

11 de junho de 2024

Foto: Envato Elements/Imagem Ilustrativa

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, coincidindo com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, embora não tenha origem no calendário religioso.

Até a década de 1940, não havia uma data específica para comemorar esse momento entre os casais.

O Dia de São Valentim, conhecido nos EUA como Valentine’s Day, é comemorado no dia 14 de fevereiro. O Brasil até tentou popularizar essa data, mas a comemoração não se firmou na tradição brasileira.

A ideia do Dia dos Namorados em junho foi uma estratégia de marketing, para impulsionar as vendas durante esse mês, considerado fraco para o comércio.

Em 1948, a agência do publicitário João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo João Doria Júnior, foi contratada pela rede de lojas A Exposição-Clipper para aumentar suas vendas, que costumavam ser baixas no mês de junho.

A partir desse impulso publicitário, a data gradualmente ganhou popularidade no Brasil, sendo aderida por mais comerciantes e se tornando uma das principais celebrações do país.

O sucesso comercial do Dia dos Namorados é evidente pelo fato de que hoje, é a terceira data comemorativa mais importante do Brasil, movimentando anualmente mais de 1 bilhão de reais em todo o país.

Notícias relacionadas