Polícia

Saiba mais sobre como será o simulado de assalto à agência bancária, em Pomerode

Ação irá ocorrer durante a manhã desta sexta-feira, dia 08 de julho

7 de julho de 2022

Amanhã, sexta-feira, 08 de julho, Pomerode será palco de um simulado de assalto à agência bancária realizado pela Polícia Militar. A atividade será feita das 8h às 12h, na cidade, e encerra o Curso de Ações Integradas de Defesa. “Os alunos colocarão em prática tudo aquilo que aprenderam durante a semana de curso, de modo que consigam realizar a captura desses figurantes, que atuarão como os autores do assalto”, explica Major Tiemann, integrante do BOPE e coordenador do Curso.

 

A simulação contará com a presença de muitas viaturas caracterizadas e descaracterizadas, além de policiais militares fardados. Há também a possibilidade da presença do helicóptero Águia durante o treinamento. “Esta é a sexta edição do curso, que é realizado em todo o estado de Santa Catarina e podemos dizer que o simulado é bastante realista. Os figurantes são do BOPE, que já possuem experiência, além de ter a presença dos cerca de 50 alunos. Os policiais estarão portando arma de fogo, munições de festim, granadas de luz e som, sem efeito nocivo, e contará com muita movimentação de viaturas”, revela o Major.

 

E a participação da comunidade também é de grande relevância. “Apesar do realismo, é importante que as pessoas não se preocupem e não se assustem, porque é um treinamento que acontece com segurança.  Além disso, é importante que a comunidade participe. Se perceberem alguma movimentação, liguem para o 190, pois é uma maneira de treinar, também, a participação da sociedade em casos de grande repercussão de segurança pública. Com a comunidade sendo parceira, a chance de capturar os autores é sempre maior”, completa.

 

A escolha de Pomerode para a realização do simulado se dá, primeiro, pelo seu tamanho e, segundo, pela parceria com a Polícia Militar. “O curso é realizado em uma cidade porte maior, como é Blumenau. No entanto, o simulado acontece em um município menor, que tenha como objetivo o ensino e aprendizagem e, claro, que seja parceira e apoie a Polícia Militar, como é o caso de Pomerode, seja por parte da comunidade, seja por parte dos poderes público e privado”, comenta Major Tiemann.

 

Ainda, policiais à paisana armados farão parte do simulado. Vale ressaltar que, todos estarão com identificação, através de camisetas escrito “SIMULADO”. Assim como em uma ocorrência real, haverá a simulação de sons de tiros de armas de fogo e deflagração de explosivos.

 

O curso tem como objetivo treinar os policiais militares para atuarem em crimes violentos e de grande relevância contra instituições financeiras e conta, também, com a participação de dois policiais militares de Pomerode. “Nosso Pelotão se sente honrado em ter policiais participando deste curso e, estes, posteriormente, também irão repassar o conhecimento adquirido aos demais policiais de nosso efetivo. Além disso, a realização de um simulado dessa magnitude em Pomerode permite que possamos testar uma situação como esta. Claro que não queremos que isto aconteça, todavia, é uma oportunidade de trabalhar nossa central de monitoramento, atualizar nosso plano de defesa e gerenciamento de crise”, comenta no Comandante da PM de Pomerode, Tenente Peixoto.

Notícias relacionadas