Comunidade

Reunião debate revisão do Plano de Contingência de Defesa Civil para prevenção de desastres, em Pomerode

Representantes dos órgãos e entidades municipais estiveram presentes. Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Blumenau também esteve no encontro

11 de dezembro de 2024

Foto: Raphael Carrasco/JP

Na manhã desta quarta-feira, dia 11 de dezembro, a sede da CDL Pomerode foi palco de uma reunião importante com o tema Defesa Civil.

Com o objetivo de debater a revisão do Plano de Contingência para prevenção de desastres na cidade, o encontro reuniu a gestão eleita para 2025, Rafael Ramthun e o vice Daniel Buerger, a futura coordenadora da Defesa Civil de Pomerode, Germaine Aline Bernhardt, o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil de Blumenau, Maykel Campestrini, representantes das Polícias Civil e Militar, Bombeiros Voluntários de Pomerode, HMRT, os futuros secretários da próxima gestão e demais convidados.

Conforme foi discutido na reunião, a ideia principal é integrar e organizar, junto às entidades municipais, através de levantamentos atualizados e estudos de caso, como gerir uma possível situação de crise, causada por um desastre natural ou provocado por ação humana.

Além disso, foi anunciado que, em 2025, será feito um simulado de situação de desastre, com o objetivo de capacitar e pontuar acertos e erros, em um caso de grande proporção.

Foto: Raphael Carrasco/JP

De acordo com futura coordenadora da Defesa Civil, este é o primeiro passo para a revisão do Plano de Contingência.

“Além de revisar o nosso Plano de Contingência, é importante também integrar todas as entidades envolvidas a estarem juntos nesta organização, para sabermos como atuar em uma situação de risco ou crise. É importante ter tudo estruturado, para que o atendimento seja ágil, célere para o nosso cidadão. Podemos não ter desastre ‘toda hora’, mas Pomerode já sofreu com desastres de grande monte em 2008 e 2011 e precisamos estar preparados para isto. A reunião foi um primeiro momento e a partir de janeiro iremos começar a revisão do Plano e outras ações de prevenção, levantamento de dados para que possamos ter mais segurança a todos os munícipes”, explica.

Foto: Raphael Carrasco/JP

O prefeito eleito Rafael Ramthun ressaltou a importância de colocar o assunto em pauta e discutir o planejamento mesmo antes de assumir a prefeitura, em janeiro do ano que vem.

“A Defesa Civil possui um grande papel em nossa cidade em preservar vidas. Trouxemos os representantes dessas entidades com o intuito de criar um ‘grupo de apoio’ para que possamos trabalhar juntos em um possível desastre. Nós como governo precisamos estar preparados, criando procedimentos e levando informações à comunidade. Queremos criar ações que possam nos ajudar a atuar em situações de crise, não deixando para amanhã o que podemos fazer hoje”, conta.

Notícias relacionadas