Comunidade

Reservatório da ETA I está com nível baixo e consumo consciente é solicitado à comunidade pomerodense

Concessionária responsável pelo abastecimento de água emitiu nota oficial

22 de novembro de 2023

Foto: Divulgação

No final da tarde desta quarta-feira, 22 de novembro, a Pomerwasser Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto em Pomerode, emitiu uma nota informando o baixo nível de água no reservatório da ETA I.

No documento, a empresa explica “nas últimas 24 horas tivemos um consumo elevado e o reservatório da ETA I neste momento se encontra em um nível baixo. Neste cenário os pontos mais altos e extremos podem ter o abastecimento comprometido”.

Ainda, a concessionária reforça o pedido de uso consciente e racional de água para evitar desperdícios e adoção de práticas que contribuam para a economia do recurso.

A ETA I é responsável pelo abastecimento de água de uma parcela do Centro, dos bairros Ribeirão Clara, Ribeirão Herdt, Ribeirão Souto, Ribeirão Luebke, Testo Central, Testo Central Alto e uma parcela do Vale do Selke Pequeno.

A Pomerwasser finaliza o comunicado afirmando que “seguimos trabalhando para que o abastecimento seja normalizado o mais breve possível”.

Em Blumenau, turbidez excessiva da água interfere no abastecimento

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informou que, até esta quarta-feira, dia 22, o sistema de abastecimento de água ainda não se recuperou totalmente das chuvas registradas nos últimos dias.

Os níveis de turbidez estão reduzindo, mas ainda estão interferindo na eficiência do tratamento de água da estação da cidade, a ETA II. Durante o dia de ontem, a equipe realizou uma limpeza emergencial na ETA 2 nos decantadores saturados por lodo, areia e outros detritos provenientes da turbidez.

Ainda há problemas de intermitência em alguns bairros como Velha Central e Vila Nova. O Samae está atendendo algumas áreas com caminhões-pipa em locais pontuais nas regiões mais altas.

O apelo na cidade vizinha também é referente ao uso consciente da água. “É crucial a colaboração de todos os moradores para normalizar o sistema ao longo do dia. O apelo é para que a comunidade utilize água apenas para tarefas essenciais, especialmente nas áreas mais elevadas, onde o abastecimento está comprometido devido ao consumo excessivo”, consta em nota do Samae.

Notícias relacionadas