Serviços

Rede elétrica do Wunderwald está sendo transferida para novo traçado

Transferência da rede foi um compromisso assumido pela Celesc com a região pomerodense

24 de novembro de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Uma obra prometida para a comunidade do Wunderwald e que agora está sendo entregue pela Celesc. A transferência da rede elétrica na região, que hoje se encontra em um local de difícil acesso, em meio à mata, para um traçado junto à Rua Alberto Rahn havia sido um compromisso assumido pela fornecedora estadual de energia com a comunidade e agora está sendo realizada.

Ao todo, o novo traçado da rede elétrica terá cerca de 2,5km de extensão, do início da Rua Alberto Rahn, até as proximidades do número 1.713, com transversais. Segundo o gerente da Celesc em Pomerode, Djair França, a transferência da rede foi um compromisso assumido pela coordenação da estatal da cidade, com a comunidade pomerodense, e que irá trazer diversos benefícios.

A primeira etapa dos trabalhos de transferência da rede do Wunderwald é a colocação dos postes novos. Depois, o segundo passo é a construção da rede, propriamente dita, e após ela estar pronta, vai acontecer a transferência total da rede antiga para a nova. Por fim, o último passo dos trabalhos será o desmonte da rede antiga, para que fique apenas a estrutura nova.

“A transferência vai possibilitar que haja mais efetividade e que seja mais fácil resolver possíveis problemas que surjam, já que hoje as equipes encontram dificuldades de acessar a rede, quando há um problema. Embora muitas situações tenham sido amenizadas recentemente, com ações de poda e investimentos em sistemas de proteção, a transferência era um compromisso assumido, que está sendo cumprido. E mesmo que a região tenha uma qualidade de energia satisfatória, o serviço oferecido ficará ainda melhor”, afirma.

França enaltece, ainda, que nos últimos anos houve uma diminuição do número de reclamações relacionadas à falta de energia na região, pois o sistema passou a ser mais confiável, assim como em toda a cidade, graças aos vários investimentos feitos. No entanto, a transferência da rede no Wunderwald continua sendo um projeto importante para a qualidade do serviço, como um todo.

“Como era um projeto que era um compromisso, fazer esta transferência da mata para a estrada e o projeto já estava pronto, optamos em realizá-la neste momento. Para Pomerode é importante porque é um investimento de fornecer uma rede nova para uma região que está ficando cada vez mais populosa, com mais densidade, e que agora irá contar com uma rede no traçado da rua. Com isso, haverá ainda mais benefícios, até com a possibilidade de melhorias no sistema de iluminação pública e de tráfego de dados”, destaca o gerente da Celesc em Pomerode.

França frisa, ainda, que, embora hoje não existam problemas graves, a transferência para uma nova rede garante mais qualidade e confiabilidade para toda aquela região.

“Então neste sentido, toda a população do Wunderwald pode se considerar beneficiada, porque melhora a qualidade de energia, melhora a condição para empresas de dados de comunicação, de fazerem o investimento necessário para aumentar o acesso, e também há questão da iluminação pública, que poderá ter um investimento maior. Este foi um compromisso que a Celesc assumiu com a comunidade, quando havia muitas reclamações, e que agora estamos cumprindo. Para mim é um orgulho poder entregar este trabalho, que foi uma promessa feita à comunidade de Pomerode”, finaliza.

 

Notícias relacionadas