Comunidade

Receita Federal alerta para novo golpe utilizando o nome da instituição

Golpistas estão fingindo ser servidores do órgão para tirar dinheiro das vítimas

6 de março de 2024

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo menos dois hospitais do estado de Santa Catarina foram alvo de criminosos que se utilizaram do nome da Receita Federal para aplicar um golpe, Identificando-se como servidores do órgão, os golpistas afirmam que os hospitais estariam aptos a receber equipamentos médicos que teriam sido apreendidos pela Receita Federal e seriam doados às instituições. Os criminosos insistiram, porém, que seria necessário realizar um pagamento através do PIX para formalizar a liberação.

A Receita Federal de fato realiza destinações de produtos que entraram ilegalmente no País para hospitais, bem como outros órgãos públicos e entidades beneficentes. Porém, o órgão nunca irá realizar uma cobrança como contrapartida para esta destinação.

As vítimas registraram boletim de ocorrência para que as autoridades policiais busquem os responsáveis pela fraude. Para não prejudicar as investigações, não serão informados os hospitais que foram vítimas do golpe nem a quantia exigida pelos fraudadores.

Tentativas de golpe utilizando o nome da Receita Federal são comuns, então vale a pena mencionar algumas dicas para evitar que os criminosos tenham sucesso em suas ações:

– A Receita Federal não envia e-mail ou mensagens em aplicativos solicitando que o cidadão clique em nenhum tipo de link de acesso. Nos casos em que a Receita Federal envia cartas ou mensagens para os endereços eletrônicos cadastrados previamente, a orientação será sempre para que o usuário entre por conta própria no site da Receita, que é o gov.br/receitafederal, e lá acesse o Portal e-Cac, que tem acesso seguro mediante a conta gov.br em nível prata ou ouro.

– A Receita Federal não realiza nenhum tipo de cobrança que não seja feita por DARF. Muitas vezes, os fraudadores tentam enganar as pessoas físicas e jurídicas dizendo que há imposto a ser pago, ou que é necessário pagar uma taxa para regularização de cadastros como o CPF, por exemplo. Estas cobranças dos fraudadores são sempre através de meios de pagamento como transferências bancárias, boletos, depósitos ou PIX comuns. Isso é sinônimo de golpe, pois todos os pagamentos eventualmente feitos para a Receita Federal são feitos através do DARF, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Um DARF até pode ser pago através do sistema PIX, mas o sistema deixará bem claro que aquele pagamento se refere a um DARF, não se confundindo com o PIX normal.

– Todas as páginas da Receita Federal estão no domínio gov.br. Portanto, se alguma página citada em correspondências remeter para domínios como .com, ou .org. ou qualquer outra terminação que não seja .gov.br , ela provavelmente é fraudulenta.

Notícias relacionadas