Esporte

Rafael Ramthun volta a vencer etapa do Velocidade na Terra

Uma vitória, em qualquer que seja o setor, é sempre motivo de satisfação e celebração. Pois foi exatamente isso que o piloto Rafael Ramthun (Equipe 47) voltou a vivenciar no fim de semana, quando participou da segunda etapa do Catarinense de Automobilismo.

23 de maio de 2019

Uma vitória, em qualquer que seja o setor, é sempre motivo de satisfação e celebração. Pois foi exatamente isso que o piloto Rafael Ramthun (Equipe 47) voltou a vivenciar no fim de semana, quando participou da segunda etapa do Catarinense de Automobilismo, realizada nos dias 18 e 19 de maio, no Autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba. O pomerodense participou das duas baterias e conquistou um segundo lugar, na primeira, e a vitória, na segunda, que o colocou como grande vencedor do fim de semana, na categoria Marcas A, a mais importante do circuito.

“A sensação de vencer é indescritível, ainda mais na Marcas A, que é a principal categoria do campeonato e abriga os principais pilotos. Você conquistar um pódio, já é motivo de alegria e comemoração. Mas para vencer, é preciso a combinação de diversos fatores: carro perfeito, você estar num dia incrível e, principalmente, muita regularidade. Por isso digo que foi sensacional. É uma alegria imensa voltar a vencer, se sentir competitivo, importante, ainda mais em Joaçaba, numa cidade onde nunca tinha vencido. Tenho muito carinho pelas pessoas e pelos amigos, que fiz lá”.

Ainda segundo Ramthun, o trabalho em conjunto contribuiu para o sucesso nesta etapa. “A equipe toda se dedicou muito e o carro teve um papel fundamental. Eu fui melhorando volta a volta, desde o primeiro treino, e isso resultou numa prova ‘perfeita’. Eu digo que a minha regularidade, durante todo o fim de semana, ajudou a definir este bom resultado”.

Na primeira bateria, o piloto largou na terceira posição e acabou sendo superado, por isso, teve que buscar duas ultrapassagens, a fim de assegurar o segundo posto. “Já na segunda, o quadro foi o mesmo, larguei em segundo e acabei ultrapassando o Fausto de Lucca, que é líder do campeonato, na metade da prova. Isso me deu a oportunidade de terminar o fim de semana na liderança”, ressalta, acrescentando que esta vitória teve ingredientes de pura emoção. “Tive que me empenhar, dar o meu melhor e exigir o máximo do carro para conquistar esse resultado, que é muito importante não só para mim, mas para a equipe, para Pomerode e para todos que torcem pela gente. Por isso, dedico esta vitória a Deus, pela proteção, à minha família, esposa, filho, pais, patrocinadores, equipe e amigos. São 20 anos de esporte, nos quais, fizemos muitos amigos, portanto, essa vitória vai para eles”.

Esse resultado deu uma “injeção” de ânimo para o piloto pomerodense. “Estou muito empolgado, mas há um planejamento. Por exemplo, a próxima etapa, em Lontras, será no mesmo fim de semana da Feijoada da APF, por isso, não terei condições de participar. Mas, se eu disputasse todas as corridas, com certeza, teria grandes chances de brigar pelo título”, finaliza.

Com o resultado obtido em Joaçaba, Ramthun tem uma vaga assegurada para disputar o Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra. A competição ocorrerá entre os dias 14 e 16 de junho, no Autódromo Valdemar Fragnani, em Cordeirópolis (SP).

Notícias relacionadas