Rações arrecadadas por policiais civis de Pomerode são entregues ao Sítio Dona Lúcia
Cerca de 2,5 toneladas foram doadas para a instituição que cuida de animais de abandono e maus-tratos
Foto: Raphael Carrasco/Jornal de Pomerode
Uma ação solidária que fez a diferença para o Sítio Dona Lúcia, que fica entre as cidades de Pomerode e Blumenau.
Após uma campanha interna, policiais civis de Pomerode, funcionários da Delegacia da cidade e amigos que se interessaram pela ação solidária, 2,5 toneladas de ração foram arrecadadas para serem destinadas à instituição, que cuida de animais vítimas de abandono e maus-tratos. Hoje, foi entregue uma parte e na segunda será encaminhado ao sítio, o restante das doações.
A entrega foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 27 de janeiro, na sede do sítio. As rações foram carregadas por um caminhão, da empresa Rei das Batatas Caminhões, que se dispôs a fazer a entrega de maneira voluntária. Os alimentos foram retirados na Agropecuária Scooby, no Centro da cidade e levados até o Sítio.
Quando chegaram no local, o Delegado de Polícia Civil de Pomerode, Antônio Godoi, viu como estava a situação do depósito das rações, que estava quase vazio. A doação chegou em uma hora em que o sítio necessitava de ajuda, já que, a proprietária, Lúcia Westphal, está se recuperando da Covid-19, que fez com que a mesma necessitasse de atendimento hospitalar.
Godoi comenta que estar fazendo esta doação é uma maneira de agradecer ao Sítio por auxiliar quando há ocorrências de resgate de animais em situação de maus-tratos, na cidade.
“O sentimento é de gratidão, dever cumprido. Agradecer a toda comunidade de Pomerode, aos policiais e amigos que aderiram à campanha. A gente fica feliz pois essa doação veio em uma hora certa, quando mais necessitavam, estoque quase zerado. Só tenho a agradecer a todos que se engajaram na causa e a gente faz questão de estar aqui, fazendo essa entrega. Os verdadeiros heróis estão aqui e quando nós resgatamos um cachorro ou qualquer outro animal por maus-tratos, são eles que acolhem e fazem esse lindo serviço”, ressalta o delegado.

Foto: Raphael Carrasco/JP
Flávio Ribeiro, diretor do Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina também fez questão de acompanhar a entrega da doação.
“É extremamente importante e quando tomamos conhecimento desta linda atitude, entendemos que seria imprescindível estar aqui, para que essa ideia possa ser levada para outros munícipios, já que a realidade de maus-tratos não é só uma realidade de Pomerode e sim também de várias cidades de Santa Catarina e também do Brasil. É uma atitude nobre e que merece reconhecimento”, comenta.
Dona Lúcia Westphal não está presente, por enquanto, por causa dos problemas de saúde. A funcionária Cristiane Gaulke conta que ações como essa são fundamentais para que o trabalho de acolhimento dos animais possa ser continuado.
“É muito emocionante uma doação como essa. Para nós, qualquer coisa que chega, é sempre bem-vinda. Nossa situação, para quem acompanha pelas redes sociais, sabe que de vez em quando não é boa. Nesse período de férias saem poucas doações e com isso nosso estoque acabou esvaziando, aos poucos. Realmente, essas rações que chegam vêm em um momento de necessidade. Só temos a agradecer a todos pela ação”, finaliza.
Atualmente são mais de mil animais abrigados no Sítio Dona Lúcia, entre cães, gatos e cavalos. Os custos para manter esses animais giram em torno de 90 mil ao mês.