Esporte

Quilômetros de superação

Pomerodenses sobem ao pódio em competição que reúne os melhores atletas de trail running do Brasil.

19 de março de 2022

Fotos: Divulgação

Mais uma Corrida de Aventura colocou atletas pomerodenses em evidência. No último fim de semana, a cidade de São Bento do Sapucaí (SP) recebeu a 8ª edição do Indomit Pedra do Baú. A competição reuniu os melhores atletas de trail running do Brasil e contemplou diversas distâncias, com muita altimetria, lama e emoção.

Nos 35km, o destaque ficou com Tina Dumke, que completou a prova em 05:22’17” (2.100m de altimetria), terminando na quinta colocação geral, no feminino. “Já largamos debaixo de chuva, que permaneceu em quase todo o percurso. Ou seja, o percurso teve muita lama, subidas, descidas e trilhas. Mas nada que tirasse minha confiança de conseguir um bom resultado”.

Participando pela primeira vez da prova, Tina ressalta o visual inesquecível da Serra da Mantiqueira e outros detalhes. “Nunca será só a corrida. Cada largada é uma série de expectativas e cada chegada é uma bagagem de aprendizados. Adoro as provas da Indomit, que reúnem os melhores do país, além de serem muito organizadas, em cada detalhe”.

Para que o desempenho fosse o melhor possível, a atleta fez uma boa preparação, para que pudesse competir “leve”. “Segui à risca o treinamento proposto pelo meu treinador. Procuro sempre intercalar corrida com musculação, porque não é só correr. Eu curti cada quilômetro dessa prova, muito feliz. Durante todo o percurso, sempre agradecia a Deus pela oportunidade de estar viva e cheia de saúde, para subir as montanhas. Cada prova é uma caixinha de surpresas. O importante é sempre dar o nosso melhor, independente de colocação, pois se você treina, o resultado vem”, finaliza.

 

Tina Dumke | Foto: Divulgação

 

50km de pura emoção

Outra pomerodense também fez bonito na competição. Rosa Kuglin participou nos 50km e terminou na sétima colocação geral feminina (2º ª na categoria), com o tempo de 07:59’28” (3.450m de altimetria).

Para ela, a Indomit Pedra do Baú foi bem organizada, com grande estrutura e atletas de alto nível de competitividade, além de um percurso lindo e desafiador. “Os principais desafios foram superar minhas metas, para concluir a prova. Durante minha preparação, treinei diariamente, em busca da minha melhor versão, mesmo que cada prova tenha sua peculiaridade. Os 50km forma muito intensos, no quais, dei o meu máximo”.

Rosa ressalta estar muito feliz demais por ter dado “conta do recado”. “Mas não pensem que foi fácil, as dores começaram a surgir no meio do percurso, precisei ser conservadora para não agravar a situação. Estava muito perigoso para correr, tanto na subida, quanto na descida, parecia uma pista de patinação, só que inclinada. Isso faz parte do show. Quem é apaixonado por montanhas, precisa fazer essa prova. Mas eu dou um conselho: vá preparado (risos)”.

 

Rosa Kuglin | Foto: Divulgação

 

Para ela, o resultado foi melhor do que o esperado, em se tratando de sua estreia em uma prova de 50km. “Tenho 43 anos de idade e corro há três, portanto, foi uma conquista satisfatória para mim. Competir com atletas experientes, que treinam especificamente para provas como essa, foi maravilhoso, uma experiência única. Indiferente de qualquer resultado, o importante é concluir a prova”.

Rosa aproveita para agradecer a Deus, a todos que torceram por ela e, também, a todos os envolvidos diretamente no seu preparo físico.

 

Notícias relacionadas