Cultura

Quatro décadas de dedicação à literatura

Escritora Neida Rocha completa 40 anos de contribuições com a literatura, especialmente a infantil

28 de novembro de 2021

Neste ano, a escritora Neida Rocha completou 40 anos de profissão, celebrando uma carreira de sucesso do universo da escrita. A sua relação com a escrita começou ainda na infância, quando colecionava poemas de J. G. de Araújo Jorge que vinham no jornal. Depois, Neida começou a escrever, de fato, quando já estava casada e com um filho. Mesmo com o nascimento do segundo, ela não desistiu de se dedicar ao ofício e foi se consolidando como um nome forte da literatura do Sul do País. 

“Na época da escola eu tinha facilidade para escrever redação e tenho ainda algumas guardadas. Eu escrevia algumas críticas e mandava aos jornais. Meu primeiro poema publicado foi ‘Páscoa’, que escrevi em homenagem ao meu irmão falecido aos 20 anos, no domingo de Páscoa, em 1973. Sou gaúcha, morava em Blumenau e mandei para o Jornal Correio do Povo de Porto Alegre e o poema foi publicado, em 1981. Considero essa data o início da minha carreira literária”, conta a escritora. 

A paixão pela escrita começou através do gosto pela leitura. O primeiro livro que Neida se recorda de ler foi “O General Dourakine”, o qual ela guarda como uma relíquia. “Também na minha infância meus pais deram para mim e para meus irmãos, um álbum de figurinhas para cada um. O meu foi ‘A Gata Borralheira’ e aquela história me encantou. Foi ali que me apaixonei pela Literatura. A partir da publicação do meu primeiro poema, gostei de ver meu texto sendo lido por outras pessoas e isso me incentivou a produzir cada vez mais. Cada livro publicado é uma satisfação e sinto como se fosse o primeiro e saber que meus textos se espalham pelo mundo, é muito gratificante”.

 

 

A sua primeira publicação individual foi “SentiMomentos”, em 2002. No mesmo ano, veio a obra que consagrou Neida como um dos grande nomes da literatura infantil, com “Danilo, sua Mochila e seus Amigos”.  A história narra a aventura de um menino que, ao se dirigir para a escola, cai e vive uma aventura, dentro da própria mochila, com seu material escolar. O grande objetivo dela é passar orientações como não carregar peso em excesso e manter o material escolar em ordem. 
Hoje, a escritora já possui 18 livros infantis e, ao todo, 38 publicações individuais e participação em mais de 100 coletâneas. Neida também participa de diversos grupos literários como a Academia de Letras de Blumenau, Academia de Letras do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul e da Associação Internacional de Escritores/IWA, em Toledo/USA. 

Suas produções são muito variadas, mas, atualmente, sua dedicação se concentra na literatura infantil, inclusive com ilustrações próprias. “Minha inspiração para os poemas vem, geralmente à noite, quando estou deitada e ‘desligo’ das tarefas do dia. Os contos e crônicas vêm a qualquer hora, bastando estar atenta aos sinais e tudo é motivo para um bom texto. Já a literatura infantil tenho mais facilidade e muitas situações que vivi na minha infância ou na infância dos meus filhos são temas para os livros”, destaca.

Para a escritora, os hábitos da leitura e da escrita são fundamentais para os jovens. E, para isso, o exemplo dos pais é fundamental, bem como o incentivo na escola.

“Para uma boa escrita, o segredo é ler muito. A escola também é fundamental, tanto para a escrita como para o desenho, pois temos grandes talentos em sala de aula. Ter uma professora atenta a esses talentos é muito importante, pois através do incentivo, muitos alunos dedicam-se a escrever e desenhar desde cedo. Também é importante ter o apoio dos pais, para quem sabe, descobrirem suas profissões desde cedo”, enaltece.

Notícias relacionadas