Comunidade

Qual o significado da Quarta-feira de Cinzas?

Dia marca o início da Quaresma, um período de devoção com orações, jejuns e caridade.

22 de fevereiro de 2023

Foto: Gabriela Bertolini / Getty Images

Encerrado o Carnaval, conhecido como a “festa da carne” (carnevale), inicia-se um ciclo de penitência: a Quaresma, período que antecede a Páscoa. Para a Igreja Católica, a data marca 40 dias de devoção, com orações, jejuns e caridade, para lembrar os dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

E esse período começa com a Quarta-feira de Cinzas. Neste dia, é realizada uma missa com uma cerimônia sacramental de imposição de cinzas sobre os fiéis. Mas qual o significado disso?

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também, o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.

A mortalidade do homem é, portanto, mais um indicativo da necessidade dele pela graça de Deus. Além disso, na tradição oriental, as cinzas eram utilizadas como demonstração de arrependimento.

Não se sabe com exatidão quando surgiu a prática de impor cinzas nos fiéis, mas acredita-se que foi uma herança dos primórdios da Igreja cristã, conhecida como Igreja Primitiva. Acredita-se também que a prática, provavelmente, consolidou-se durante a Idade Média.

Inclusive, as cinzas utilizadas durante a missa de Quarta-Feira de Cinzas são derivadas dos ramos utilizados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior. Esses ramos são queimados e as cinzas obtidas são abençoadas com água benta e recebem incenso como aromatizante.

Com informações: Mundo Educação

 

Notícias relacionadas